sexta-feira, 20 de julho de 2012

Uma possível solução para a redução da poluição nas cidades



A poluição nas cidades pode reduzir cerca de 30% com a plantação de árvores no passeio e a criação de paredes "verdes", recorrendo a espécies trepadoras. Estes resultados foram publicados, esta semana, no Journal of Environmental Science and Technology.
As paredes e telhados verdes são os novos must de uma arquitetura sustentável inspirada na natureza e alguns dos seus benefícios, já comprovados, são: melhoria da qualidade do ar, do isolamento térmico, da absorção do dióxido de carbono e da saúde dos habitantes. Podem ser encontrados, em várias cidades mundiais, edifícios com fachadas cobertas de vegetação, jardins verticais e coberturas com relvados, prados ou plantas rasteiras. Na Alemanha, Áustria e Suíça existem incentivos e benefícios económicos/fiscais para este tipo de sistemas "verdes".
Na antiga Roma e na Babilónia, os telhados e paredes verdes já eram utilizados como ornamentação e também para diminuir as amplitudes térmicas.
Em Portugal, o Jardim das Oliveiras no CCB, a Gulbenkian, as Nature Towers e o centro comercial Dolce Vita Tejo são alguns exemplos de edifícios com telhados verdes e/ou paredes verdes.







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...