domingo, 8 de julho de 2012

Livro no formato tradicional ou digital?



A utilização do iPad e respetivas aplicações podem ser mais viciantes para as crianças do que a televisão, revelam alguns estudos realizados nos Estados Unidos. Uma criança desvia o olhar da televisão cerca de 150 vezes por hora, ao utilizar uma aplicação para iPad apelativa, diminui significativamente a frequência com que desvia o olhar, pois com o toque no ecrã gera novos movimentos e ações.
Segundo este estudo, em crianças com um nível de vocabulário baixo, a utilização de aplicações destinadas à aquisição de vocabulário, em crianças de 3 anos verificou-se um acréscimo de 17% e de 27% em crianças de 13 anos.
Outros estudos referem que, em crianças pequenas, os livros tradicionais são mais eficazes na concentração para desenvolver as técnicas de leitura enquanto que, os livros em formato digital ajudam as crianças mais velhas a manter a atenção e o entusiasmo pela leitura.O facto de estarem entusiasmados e revelarem maior atenção utilizando os livros digitais não significa que estejam a perceber o que estão a ler e os sons e a variação das imagens podem funcionar como uma fonte de distração. São apelativos e úteis, mas por si só, não resolverão as dificuldades de leitura que as crianças revelam.

Magictown é um site que cria um mundo de fantasia, baseado em histórias tradicionais, e estimula toda a família a participar na criação da história.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...