sábado, 7 de julho de 2012


Na Blogosfera em Educação do Meu Umbigo



Razões Da Revolta Da Juventude Portuguesa

Senhor Primeiro Ministro de Portugal

Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Senhor Ministro da Educação de Portugal

Senhores Deputados da Assembleia da República Portuguesa

Peço desculpa mas, num momento destes, não vou ter grande vontade em escolher as palavras.

Anexo o Texto de Revolta de uma jovem que luta e estuda, fora de Portugal, para melhorar o seu conhecimento à custa de imensos sacrifícios pessoais e familiares e que não vê resultados para a excelência desse esforço nem forma de voltar ao seu país e para junto dos familiares.

Percebe, isso sim, que, à sua volta, há gente saloia, oportunista e golpista com baixeza de carácter e falta de dignidade, sem ética e sem moral que se alapa no poder e trepa na vida de forma perversa, cruel e inconsciente, de uma forma ridícula que se presta a escárnio e com a mesma falta de princípios e valores que caracteriza, em geral, os políticos.

Essa gente saloia, pensando que um burro carregado de livros é um doutor ou um engenheiro, utiliza as mais ardilosas artimanhas só ao alcance de quem, não passando de ignorante, procura ostentar uma etiqueta académica, que nesse caso, sendo falaciosa, não passa de um reles penacho que os envaidece e lhes dá presunção, soberba, ostentação, jactância, poder e mando.

É uma VERGONHA.

Este país e nós portugueses, que trabalhamos e nos valorizamos profissionalmente de facto, sem qualquer reconhecimento pelo mérito e excelência, merecemos muito mais e muito melhor que um grupelho de saloios e chicos espertos que se pavoneiam com graus académicos encomendados e que, sem nunca terem feito nada na vida, escolheram a política como forma fácil de viver, mais fácil ainda que a mais velha profissão do mundo.

Compreendo muito bem esta jovem e com ela partilho a sua revolta pois se o sentimento de INJUSTIÇA e de MENTIRA já é excessivamente penoso para o suportarmos calados, pior é quando à sua volta existem cambalachos fétidos de gente que devia ser responsável e responsabilizada e NADA lhes acontece.

Uns vão para Paris, outros continuarão impávidos e serenos, sem vergonha na cara, mas o mais grave é que COM TODA A CERTEZA haverá muita mais gente na política e nos corredores do poder a viver serena e comodamente desta promiscuidade.

Fora da política pouco me incomoda porque quando é apanhado um falso padre, um falso médico ou um falso professor, vão a tribunal, são julgados e perdem IMEDIATAMENTE a sua falsa profissão.

Lamentável o estado a que se chegou, lamentável certa intimidade de quem tem poder, lamentável a forma como se encobrem nos meandros políticos e como não têm dignidade nem brio, lamentável como se age impunemente de forma manhosa e finória.

A formação LUSÓFONA e politiqueira de Relações Internacionais é tão reprovável como a formação INDEPENDENTE em Engenharia Civil, deveras criticada pelo mesmo oportunismo e aproveitamento sem preocupações éticas. Ainda que na legalidade, é REPROVÁVEL e VERGONHOSO pelo facilitismo e nenhum esforço, mérito ou excelência de quem se aproveitou conscientemente.

Do outro lado há MILHARES, … MILHARES de jovens que se esforçam, fazem sacrifícios, pagam anos e anos de propinas, sujeitam-se a exames sérios, vão para longe da família, esforçam-se, são os melhores alunos, fazem mestrados, fazem doutoramentos, querem saber, querem aprender. SÃO AVALIADOS!

Percebem, vossas excelências, a revolta e o desalento desta jovem Denise?

Eu percebo, partilho e também fico REVOLTADO.

Francisco Teixeira Homem

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...