terça-feira, 10 de julho de 2012

Milagre em menos de um mês


"No 9.º ano foi a primeira vez que se registou um empate nas médias de Língua Portuguesa e de Matemática. Até agora os alunos tinham sempre melhores resultados no exame de língua materna. Por comparação a 2011, a média de Língua Portuguesa subiu três pontos percentuais e a de Matemática deu um pulo de 10 pontos. Para esta subida invulgar a Matemática contribuiu, segundo o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Miguel Abreu, o teste intermédio realizado em Maio, criticado pelo seu nível de exigência e que se traduziu numa média de 31,1%, “Acabou por ter um efeito positivo porque pôs alunos e professores a trabalhar coisas básicas que eram avaliadas nestes teste e que não tinham sido devidamente trabalhadas”, diz. Este “abanão no sistema” levou a que alunos e professores estejam agora de “parabéns”, acrescentou." in Público

Tendo em conta que o famoso teste intermédio de Matemática se realizou a 10 de Maio, as aulas terminaram a 8 de Junho e o exame de Matemática foi no dia 21 de Junho, houve realmente muito tempo para trabalhar as "coisas básicas" que segundo Miguel Abreu não foram DEVIDAMENTE trabalhadas ao longo 3º ciclo. Esta afirmação só pode ter sido proferida por um matemático que, certamente, acredita em milagres ou nos super poderes de professores e/ou alunos. Seria mais assertivo talvez falar das coisas básicas perguntadas no exame, e/ou dos critérios básicos de correção da prova  e/ou o porquê de um grau de exigência tão inferior ao do teste intermédio. Quanto ao abanão estamos de acordo, produziu efetivamente efeitos, muitos alunos perceberam que era necessário trabalhar pois o seu nível de três poderia baixar para dois, caso obtivessem, como a maioria teve no teste intermédio, nível 1 no exame. Não há nada como a segurança dos números.
E estamos, alunos e professores, de parabéns porquê? Pela subida dos resultados em relação ao teste intermédio e o milagre que efetuamos em menos de 1 mês de aulas? Hmmmmm...Ou será por a média nacional, no ano passado, ter sido 44% e este ano 54% e, que engraçado, igual à do exame de português?

1 comentário:

Anónimo disse...

"Mai nada!" :-)
Armanda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...