terça-feira, 17 de julho de 2012



Dança na biblioteca do CERN

A dancer hangs off the book shelves in Cern's library

Na biblioteca silenciosa do CERN, durante 3 meses, existem bailarinos deambulando, movendo-se devagar e subindo ao cimo de estantes. A comunidade do CERN não vê este programa como uma distração ou uma perda de tempo mas sim, como uma espécie de espelho das experiências/estudos que estão a realizar. Nas palavras de um cientista do CERN: "Sempre desejei que acontecesse qualquer coisa deste género no CERN. A ciência e a arte têm a mesma raíz: compreender como e porquê estamos neste mundo, só se expressam de maneiras diferentes."
Em Março, o artista alemão Julius Von Bismarck, no projeto Dark Space, guiou 22 físicos pelos sinuosos túneis por baixo do CERN, trancando-os, no final, numa pequena sala escura, onde ouviram uma antiga gravação do filósofo Bertrand Russel discutindo Platão. Segundo um dos físicos " Foi um experiência incrível e completamente diferente. Normalmente, estamos a trabalhar exclusivamente com cálculos, mas isto implicou confiarmos nas nossas impressões e sentimentos para compreender o que estava à nossa volta".

Sciart é o termo inglês dado aos projetos que fundem a arte e a ciência e está a crescer em popularidade. A maioria das ações usa a arte para imitar ou ilustrar a ciência: pinturas de neutrinos ou bailarinos movendo-se como partículas, etc.

Dancers in CERN library


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...