quinta-feira, 12 de julho de 2012


Jogo Tetris - um clássico viciante


Em 1984, Alexey Pajitnov, era investigador da Academia de Ciências de Moscovo, e inventou um jogo de computador que se tornou num dos mais populares jogos de sempre: o Tetris. A inspiração para a criação do Tetris foi o gosto de Alexey Pajitnov por puzzles matemáticos em especial pelo jogo Pentaminós.
Os computadores, em número muito reduzido na altura, eram partilhados por muitos investigadores da Academia de Ciências de Moscovo, que ficaram encantados e viciados no jogo. Rapidamente, o jogo passou de mão em mão, ou melhor de disquete em disquete. Rapidamente, o governo da União Soviética notou a falta de produtividade nos locais de trabalho. Para combater o problema, instalou, nos computadores do estado, uma aplicação que danificava as disquetes e o próprio jogo quando se tentava abri-lo. Desde 1989, Henk Rogers e Alexey Pajitnov são donos da companhia que detém os direitos do Tetris, onde continuam a desenvolver o jogo ajustando-o às tecnologias mais recentes. No final da década de 80, o Tetris já era jogado por toda a Europa e América.
O Tetris em números
  • 70 milhões jogos vendidos em lojas
  • 130 milhões de download da aplicação para telefones
  • 3 milhões de pessoas, por dia, jogam Tetris no Facebook


Pentaminós


O jogo Pentaminós é constituído por doze peças, cada uma formada por 5 "quadrados" unidos pelos lados. O objetivo é, utilizando algumas ou as 12 peças, construir determinadas formas geométricas como por exemplo: quadrados, retãngulos ou reproduzir uma das 12 peças mas numa escala maior.
Por exemplo, para formar um retângulo esta é uma das soluções possíveis (foram utilizadas todas as peças e não ficam espaço vazios)





Para formar um retângulo utilizam-se todas as peças e não ficam espaços vazios. Para construir um quadrado utilizam-se todas as peças mas ficam 4 espaços vazios.

Estas soluções não são únicas. Martin Gardner, em "Matemática Divertida", fazendo uma estimativa modesta, refere que existem cerca de 1000 soluções para formar um quadrado. Arthur C. Clarke, na obra Terra Imperial, refere que existem 2339 formas de se arrumar um kit de pentaminós, na forma de um retângulo de 10 x 6 quadrados, mas apenas duas soluções possíveis para formar um retângulo de 3 x 20 quadrados.




Jogar Tetris
Jogar Pentaminós
Site sobre vários tipos de jogos

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...