terça-feira, 31 de julho de 2012

"Agora com melhor qualidade"


É este o novo slogan da RTP devido á mudança para a TDT. É de lamentar é que a melhoria tenho sido apenas ao nível da qualidade de imagem, a nível dos conteúdos continua a deixar muito a desejar. A TVE, a BBC entre outras produzem documentários, séries, etc que são comercializadas e visualizadas em todo o mundo. Nós por cá, cá vamos andando na vidinha de sempre. Por exemplo, a BBC fez um documentário sobre o montado alentejano e os seus animais, "Cork - Forest in a bottle", a SIC, em 2009, pagou para poder transmitir o documentário! 


Tecnologia Yscope 


A grande vantagem é que não ser necessário tocar em nada, pois assim perdiam-se as condições de esterilidade cruciais no bloco operatório. Todos os comando são acionados através dos movimentos das mãos. Já está a ser utilizado experimentalmente, em fase de testes, no bloco operatório. Já existem empresas estrangeiras a desenvolver projetos semelhantes. Esperemos que este seja o 1º a entrar no mercado e que vingue! 


Imagem do dia


Passos Coelho visitando as instalações da polícia de choque. Assistiu a uma simulacro da ação da polícia de choque, numa manifestação de protesto, quando uma personalidade se deslocava para uma cerimonia pública. Ele deve ter pensado "What´s new?". Afinal de contas, ele e alguns membros do seu governo,  já estão habituados a ser recebidos calorosamente! O Relvas então, ele é movimentos no livro das caras, ele é manifestações enfim... mas lá continua de pedra e cal! 
A foto faz-me lembrar uma cena digna dos Malucos do Riso!



Pré-requisitos: sentido de humor e poder de análise



"Eu não gosto dos blues porque são tristes
Eu não gosto dos reds porque são vermelhos
Eu não gosto dos pinks porque são punks
Eu não gosto dos oranges porque são amargosos
Eu não gosto dos greens porque são ainda mais vermelhos
Eu não gosto dos browns porque cheiram mal
Eu não gosto dos blacks porque são pretos
Eu não gosto dos whites porque são manchados
Eu não gosto dos transparentes porque são opacos
Eu não gosto dos que gostam de cores porque são gays"

Retirado de um blogue que não identificava o autor.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Google reconhece palavras manuscritas



Como o teclado dos smartphones e tablets nem sempre é muito prático e rápido de utlizar, a Google criou uma funcionalidade que reconhece as palavras manuscritas em 27 línguas. Para ativar esta funcionalidade basta, utilizando o smartphone ou tablet, aceder á pagina web do Google, clicar em "Definições" no fundo do ecrã e ativar a opção "Handwrite". A partir daí, para pesquisar, é só escrever com o dedo em qualquer parte do ecrã e a escrita será reconhecida. A aplicação funciona especialmente bem utilizando o Google Chrome para dispositivos Android. Porque será? De qualquer das formas é uma boa inovação.



Certificado de  Excelência


O site de viagens e turismo TripAdvisor, que tem cerca de 50 milhões de visitas mensais, atribui o Certificado de Excelência 2012 à Fundação Serralves e aos seus jardins. O Certificados de Excelência têm como base as críticas e classificações positivas dos utilizadores do TripAdvisor nos primeiros 6 meses deste ano. Num curto espaço de tempo, é o 4º atribuído a Portugal. Foram também contemplado este ano: a Livraria Lello e as Caves Taylor, no Porto e o Oceanário, em Lisboa.

domingo, 29 de julho de 2012

A saga continua...


"Norteio a minha vida pela simplicidade da procura do conhecimento permanente."
                                                         Miguel Relvas

Nota-se bem o tipo de conhecimento que procura! 


"
Revista Sábado






Tietgenkollegiet (The Tietgen Residence Hall)

Tietgenkollegiet é um edifício que alberga 12 residências universitárias e um total de cerca de 400 estudantes. Está situado junto a várias universidades de Copenhaga, perto do metro e junto aos famosos canais. A arquitetura do edifício foi pensada para criar e desenvolver a noção de comunidade e "belonging".

Tornou-se uma obra de referência internacional que já ganhou vários prémios. Tem a forma de uma cilindro, tem sete andares, tem uma grande jardim na parte central, partes do edifício parecem estar suspensas e representam uma grande obra de engenharia usando estruturas utilizadas na construção de pontes no mar.

Tem vários espaços comuns de grande qualidade como por exemplo: sala de música, sala de jogos, várias salas de trabalho, sala de convívio, sala dos audiovisuais, sala de acesso livre à internet. 
Vale a pena consultar o site deles e ver as fotografias, é um autêntico luxo, não me importava nada de ter uma casa assim :)

A magia das casas na árvore


As casas na árvore enchem o imaginário de muitas crianças e despertam memórias de belas tardes de aventuras secretas a muitos adultos, ao jeito do Tom Sawyer e do Huckleberry Finn.Existem para todos os gostos e feitios. Há várias empresas internacionais a construir casas de árvore para venda e referem com pontos principais não danificar a árvore onde são implantadas as casas e utilização de materiais "naturais". 



No Canadá, existe uma casa de árvore, em forma de ovo, construída por Joel Allen, num terreno que não é seu, no meio de nenhures e que tem como vizinhos os ursos. A casa chama-se Hemloft e é descrita pelo seu dono "uma casa secreta escondida no meio da floresta" - basta ver o vídeo abaixo para perceber que a descrição é bastante exata. 

Na Nova Zelândia, existe um pequeno restaurante na na copa de umas árvores, a 10 metros do chão, construído com madeira da floresta em que está inserido.


Na Suécia, existe 1 hotel, treehotel situados no meio da floresta com um estilo diferente de casas de árvore.
Artigo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

1º protótipo de fato de astronauta da Nasa em 20 anos



O fato, ainda em uso, pelos astronautas foi desenhado para a permanência no foguetão ou na Estação Espacial Internacional mas, com as novas missões que se avizinham: exploração da Lua, Marte e asteroides, surgiu a necessidade de adaptar, aperfeiçoar e modernizar os fatos dos astronautas. O protótipo chama-se Z-1 e ainda está em fase de teste.
O fato faz lembrar o Buzz Lightyear e sua famosa frase "para o infinito e mais além".
The Z-1 space suit has a rear entry hatch that can latch to a spaceship or rover, eliminat...

Notícia

The devil is in the detail


Obra de arte segundo várias correntes artísticas 


Curioso...o prejuízo face ao lucro e não só!


Apesar de rentável, o Governo vai vender o Pavilhão Atlântico. Segundo as palavras proferidas pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas: «É claramente rentável, mas cumpriu a sua função do ponto de vista do Estado. Ao Estado não cabe, na ótica do Governo, ter um grande pavilhão para realização de eventos musicais. Cabe ter outros equipamentos para outro tipo de eventos. Estes não cabem nas funções do Estado».A Arena Atlântico, consórcio que integra Luíz Montez e a Ritmos&Blues, ganhou o concurso internacional para a compra e gestão do Pavilhão Atlântico tendo oferecido 22,1 milhões de euros. Segundo um comunicado do Conselho de Ministros, a Arena Atlântico "destacou-se ainda por apresentar um sólido compromisso de realizar um plano de atividades coerente, de preservar os postos de trabalho, de assegurar uma estrutura acionista e de assumir um plano de estabilidade e garantia que acautelam a estabilidade da gestão" da infra-estrutura.
Os gastos na construção do Pavilhão Atlântido, na altura da Expo 98, ascenderam aos 51 milhões de euros. 

Na zona da Expo, um apartamento de luxo, t4 duplex,  ronda o 1 milhão de euros, qualquer t3 custa cerca de meio milhão de euros. 
Face ao custo do pavilhão, ao prejuízo face ao preço de construção e ao custos dos imóveis na zona, não é de achar estranho o valor pelo qual foi vendido? Não existe uma avaliação para o valor do Pavilhão Atlântico? Cobrir este valor não deveria ser um requisito na apresentação da proposta? Não sei se este existe ou se está previsto mas claramente neste caso...
O curioso é que Luís Montez é genro de Cavaco Silva e participa no consórcio a título pessoal!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Para analisar!


Evolução do nº de alunos matriculados (tabela) e nº de professores (gráfico) por nível de ensino, em Portugal, nos últimos anos.
Dados retirados do site da
PORDATA




Rir é o melhor remédio! Será?

Pelo menos alivia o stress e dispõe bem, ou não!


Muito interessante, mais um tiro no pé!



O ministério da educação está a considerar criar duas vias escolares no final do 4º ano de escolaridade! Aos 10 anos, uma criança decidirá, ou decidirão por ela, o percurso escolar que deverá seguir, influenciando assim as suas escolhas profissionais no futuro.  Esta medida, associada às anunciadas recentemente, será, caso se concretize, fatal como demonstram alguns estudos internacionais como o PISA. A importância de nascer em "berço de ouro" passará então a ser crucial! Como é possível estarem a considerar esta hipótese, num país, com muitos profissionais licenciados e outros não, com mérito comprovado, em que muitos são filhos ou netos de analfabetos.
Vale a pena ver o vídeo sobre o programa PISA (Programme International Student Assessment) e as conclusões apresentadas!




A anedota continua...ih, ih!


Porreiro pá!

Um bilião ou mil milhões?


1 000 000 000 lê-se mil milhões na Europa mas corresponde a uma bilião no EUA.


Nuno Crato tem valor, escreveu artigos e crónicas excelentes, é um bom comunicador e divulgador da ciência em Portugal, fazendo-o entusiasticamente, em termos simples e compreensíveis para a maioria das pessoas, captando a atenção dos ouvintes. Como ministro da educação já perdi a conta ao número de confusões que criou, sendo a última uma aplicação medonha, lenta, ineficaz e que não respeita alguns pontos do decreto de lei que regula o concurso de docentes. A aplicação já foi melhorado e, segundo nota publicada no site da DGAE, ontem, a aplicação anterior tinha e passo a transcrever "uma anomalia ténica". O erro ortográfico também já foi corrigido. Quando a pressa é muita, a técnica falha!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Tecnologia portuguesa ao estilo do filme Minority Report



A ideia nasceu no Hospital de Santa Maria e maturou, cresceu e desenvolveu-se na empresa YDreams, vai ser apresentada na sexta feira na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
O Yscope é uma tecnologia que permite seleccionar e manipular imagens médicas no bloco operatório.



Notícia

A Fórmula de Deus de José Rodrigues do Santos - 1º no top de vendas da Fnac em França




Foi lançado há três semanas em França e tornou-se um sucesso imediato, obtendo ótimas críticas.
Foi o livro mais vendido, no ano de 2006, em Portugal e foi nomeado, este ano, para o Prémio Literário IMPAC Dublin.
Este romance filosófico gira em torno da prova científica da existência de Deus.
Segundo Carlos Fiolhais, físico e revisor científico do romance: “Não é fácil ser fácil. Mas José Rodrigues dos Santos consegue tornar de apreensão fácil alguns dos maiores mistérios, ao mesmo tempo que permanece fiel aos físicos que consultou. Na escrita dele, o Big Bang, que estava lá tão longe, fica ao nosso alcance."

Vamos ver até quando!


Cinco anos e 11 dias


foi quanto demorou Erden Eruc, de 41 anos, a dar a volta ao mundo andando, remando e pedalando. 
Algumas das suas aventuras, histórias e fotos podem ser encontradas aqui.



No Reino Unido 




A Câmara dos Lordes referiu que, segundo o relatório apresentado ontem pela seu comité para a ciência e tecnologia, as entidades empregadoras e as universidades exigem que sejam melhoradas as competências matemáticas dos estudantes no ensino "pré-universitário". Apelaram ainda a uma ação urgente, por parte do governo, para incentivar as pessoas mais jovens a estudar matemática, em todos níveis de ensino, como uma forma de sustentar o futuro crescimento económico do Reino Unido.

Parece que já ouvi, em tempos remotos, Nuno Crato com um discurso similar. Mas agora que é ministro da educação tudo mudou...e não foi para melhor! Mudam os tempo, mudam-se as vontades! Aplica-se bem este ditado, em geral, a quem não estava no governo e de repente, passou a estar! A questão central é que há determinadas coisas/princípios e ideias que são intemporais.

A medicina e a teoria dos grafos  



A teoria dos grafos é uma das áreas mais importantes da matemática discreta, aplicando-se na informática, investigação operacional, economia, sociologia, genética, entre outras.
A teoria do grafos tem como raízes alguns jogos matemáticos recreativos mas é Euler que é atribuída a sua criação quando em 1736 resolveu o problema das pontes de Konigsberg. Konisberg era um pequena cidade universitária prussiana, onde havia sete pontes que cruzavam o rio Pregel; quatro pontes ligavam as margens opostas a uma pequena ilha, outras duas ligavam as margens opostas a uma outra ilha e a outra ponte ligava as duas ilhas.


Foi muito discutido pela população, durante anos, se seria possível partindo de um ponto da cidade, atravessar todas as pontes da cidade, sem repetir nenhuma, e regressar ao ponto de partida. Euler através, possivelmente, do primeiro grafo da história, demonstrou que não era possível realizar tal façanha. O raciocínio de Euler foi muito simples: substituiu as zonas da cidade por pontos e as pontes por traços e percebeu que o problema só era possível se não existissem mais de dois pontos de onde saíssem um número ímpar de traços. Porquê? Porque cada ponto, que não seja o início nem o fim do percurso, tem de ter um caminho para entrar e outro para sair…
 



Uma das ideias base da teoria de redes "small world" é que existem, num universo de 6 biliões de pessoas no planeta, qualquer ser humano está apenas a seis pessoas de "distância" de qualquer outra, porque eu conheço alguém que conhece alguém que... e até chegar ao Papa, por exemplo, são, no máximo, seis passos. Isto em termos da teoria de grafos traduz-se da seguinte forma: suponhamos que temos um conjunto de pessoas que se podem conhecer ou não, representamos cada pessoa por um ponto - vértice do grafo e unimos vértices distintos por meio de uma linha (aresta do grafo) caso as pessoas, representadas por esses vértices, se conheçam. A ordem do vértice A corresponde ao número de arestas (linhas) que emanam desse vértice, ou seja, corresponde ao número de pessoas que a pessoa representada pelo vértice A conhece. Este grafo não é nada simples, muitas das arestas intersetam-se uma vez que, eu conheço sempre algum amigo do meu amigo, as relações não são independentes e variam com o tempo. A teoria de redes "small world" é muito utilizada para estudar as redes sociais, como o Facebook.

O cérebro humano tem uma arquitetura "small world" e provou-se ser bastante útil estudar a suas funções utilizando a teoria dos grafos nomeadamente para estudar que estruturas comunicam com quais e em que número são essas ligações (ordem dos vértice e arestas de um grafo), entre outas. Recorrendo à teoria dos grafos foi possível mostrar que existem regiões cruciais para manter a comunicação entre zonas anatomicamente distantes como por exemplo: o lóbulo temporal é crucial para a formação da memória, o lobo parietal contribui para manter a comunicação entre o lóbulo temporal e áreas do lóbulo frontal.

A progressão da doença de Alzheimer é acompanhada por uma acumulação, no cérebro, de placas amilóides (depósitos de proteínas que bloqueiam e matam neurónios) e uma quebra na comunicação entre células nervosas. Estudo recentes sugerem que a Teoria dos Grafos pode proporcionar uma visão fascinante sobre a progressiva perda de memória provocada pela doença de Alzheimer. Um estudo, publicado em Maio, demonstra que, num estado avançado da doença de Alzheimer, o cérebro estabelece uma rede aleatórias de comunicações entre as suas estruturas onde as ligações (arestas) são mais longas e em maior número (ordem do vértice) do que em pessoas idosas saudáveis.

No Brasil, foi realizado um estudo pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na área da psiquiatria, envolvendo dois tipos de doentes: esquizofrénicos e maníacos (por às vezes ser difícil diferenciar as duas psicoses) utilizando a teoria dos grafos. Foram entrevistadas com 24 pessoas 
(oito com mania, oito com esquizofrenia e oito sem qualquer distúrbio mental diagnosticado), a quem era pedido para relatar um sonho. Ao transcrever cada entrevista, as as palavras foram representadas por pontos (vértices do grafo) e a sequência entre elas nas frases por linhas (arestas do grafo) unindo dois pontos. As pessoas com mania obtiveram uma pontuação (ordem de cada vértice) superior às que sofriam de esquizofrenia em quase todos os itens avaliados. Verifica-se que os pacientes com mania têm um discurso muito mais longo e com tendência a centrar-se e/ou regressar ao mesmo tópico, em comparação com os pacientes esquizofrénicos. Em termos de grafos traduz-se num emaranhado de vértices e arestas para as pessoas maníacas, e poucas arestas e vértices para os esquizofrénicos .


Artigo no Guardian
Artigo Jorge Buescu sobre pequenos mundos

Artigo científico publicado no Brasil

terça-feira, 24 de julho de 2012

Nem mais!

A cada noticia, novidade que ouço, neste país á beira mar plantada e de gente de brandos costumes, a sensação que tenho é esta de pura (des)ilusão! 2013 vai ser um ano bem mais difícil que 2012 e irá obrigar muitos a repensar a sua forma/estilo de vida.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ternura!


PhotoPhoto

Sábias palavras de um génio da física, Albert Einstein, sensível à natureza e sentimentos do ser humano.

"É possível que tudo possar ser descrito cientificamente, mas não faria sentido. É como se uma sinfonia de Beethoven fosse descrita como uma variação nas pressões de onda. Como seria descrita a sensação de um beijo ou o "amo-te" de uma criança?"

"A imaginação é mais importante que o conhecimento"

"A coisa mais perfeita que podemos experimentar é o misterioso. É a fonte de toda a arte e de toda a ciência verdadeira"


Bela sequência de fotos


Boa ilustração para "...nem que um dia, eu roube a lua só para ti..." na música dos Azeitonas: "Anda comigo ver os aviões".























Uma possível solução para a redução da poluição nas cidades



A poluição nas cidades pode reduzir cerca de 30% com a plantação de árvores no passeio e a criação de paredes "verdes", recorrendo a espécies trepadoras. Estes resultados foram publicados, esta semana, no Journal of Environmental Science and Technology.
As paredes e telhados verdes são os novos must de uma arquitetura sustentável inspirada na natureza e alguns dos seus benefícios, já comprovados, são: melhoria da qualidade do ar, do isolamento térmico, da absorção do dióxido de carbono e da saúde dos habitantes. Podem ser encontrados, em várias cidades mundiais, edifícios com fachadas cobertas de vegetação, jardins verticais e coberturas com relvados, prados ou plantas rasteiras. Na Alemanha, Áustria e Suíça existem incentivos e benefícios económicos/fiscais para este tipo de sistemas "verdes".
Na antiga Roma e na Babilónia, os telhados e paredes verdes já eram utilizados como ornamentação e também para diminuir as amplitudes térmicas.
Em Portugal, o Jardim das Oliveiras no CCB, a Gulbenkian, as Nature Towers e o centro comercial Dolce Vita Tejo são alguns exemplos de edifícios com telhados verdes e/ou paredes verdes.







Com o voto de confiança de Passos Coelho


A anedota, depois de França, chega ao Jornal de Angola! E os Jogos Olímpicos começam para a semana!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Acampar no jardim de alguém!


Campinmygarden.comDesde Abril de 2011, Camping in my garden é o um site que disponibiliza alguns jardins privados que funcionam como parques de campismo em ponto muito pequeno. Existem vários jardins privados disponíveis: a maioria é no Reino Unido (e são muitos), em Portugal existe um, em Marvão, um número reduzido em França, Alemanha, Espanha, Bélgica e Holanda. Os preços variam consoante a localização, qualidade e instalações disponibilizadas em cada jardim privado; nos que consultei os preços variavam, no campo, entre 5£ e 9£ por pessoa e por noite, nas grandes cidades entre 12£ e 15£. 
É uma forma de alojamento diferente e alternativa aos tradicionais parques de campismo e não só.
Alguém tem algum jardim que disponibilize por terras lusas? É só tornar-se membro no site e anunciar! Good Luck!

Sete cães a um osso...opsss, são gatos!

O ditado e a imagem ilustram bem a relação entre os professores e os horários, é o salve-se quem puder!
Nuno Crato, hoje, em audição no Parlamento, disse que quer professores contratados nos quadros e acrescentou ainda que o Governo está a trabalhar “para que seja feita, ainda este ano, uma vinculação extraordinária dos professores contratados”. Não sofre só de amnésia como de início de demência; não tem lugar para os que já estão no quadro e quer pôr mais gente nos quadros? Hmmm, se calhar sou eu que estou a ficar demente!


Photo: Pode ser que sobre alguma coisa!






World Wonders Project by Google


Viajar à distância de um clique, com imagens e informações sobre o local. Projeto da google no seguimento do Street View. Vale pena ver a página do projeto, o vídeo de apresentação. a forma com são obtidas as imagens e um exemplo: a Antártida em todo o seu esplendor.









quarta-feira, 18 de julho de 2012

Relvas além fronteiras


na Volta a França, bem no alto dos Pirenéus! Será que também vai chegar aos Jogos Olímpicos? Grande proeza...anedota internacional! 

E no próximo ano letivo como vai ser?


No ano letivo 2011/2012 foi assim:praticamente metade dos alunos das escolas privadas foram subsidiados pelo Estado, um aluno de escola privada custou ao Estado 4400 euros; um da escola pública, 3750; muitas escolas privadas subsidiadas pelo Estado estão próximas de escolas públicas subaproveitadas.
O que constava no memorando de entendimento com a Troika era: "Reduzir os custos na área da educação (...) através da (...)redução e racionalização das transferências para escolas particulares com acordos de associação" e a decisão de Nuno Crato foi aumentar os subsídios às escolas privadas com contrato de associação.

Outro que sofre claramente de amnésia 

A falta de coerência e compromisso parece afetar vários membros do governo.

terça-feira, 17 de julho de 2012

É o fim da picada...caos nas escolas!


Sempre gostei de Nuno Crato, como presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, como comentador e crítico do ensino em especial o da Matemática, e das suas análises concisas, reais e extremamente criticas no que à educação dizia respeito. Enquanto ministro da educação parece estar a sofrer de uma amnésia profunda e prolongada (ou será forçada) relativamente ao que anteriormente defendia acerrimamente, deixando-se dominar, por completo, pelo número de milhões de euros que têm de poupar. Não é estranho que um professor, que integra o sistema de ensino há 25/30 anos, se encontre sem horário para o próximo ano letivo? E se não for um professor mas sim vários milhares como é o caso este ano? Há algo de profundamente errado aqui ou será só impressão minha? Matrizes curriculares, organização do novo ano letivo, mega-agrupamentos entre outros, tudo feito e pensado com base, não na melhoria do ensino, mas sim nos milhões a poupar, conduziram a esta situação. Não acredito que todos os normativos e despachos não tivessem sido feitos com base no número de professores a dispensar, Nuno Crato não deixaria isso ao acaso. Ora vejamos, este ano existiam cerca de 36 000 professores contratados, o ministério não divulgou ainda, embora já tenha essa informação, o número de professores do quadro com horário zero, mas aposto que andará perto do número de contratados. Nuno Crato veio hoje dizer que todos os professores do quadro vão ter horário, não tenho dúvidas disso, vão é, provavelmente, lecionar disciplinas que não são da sua área disciplinar como por exemplo: professores de economia, informática, educação tecnológico poderão dar matemática, professores com formação para lecionar no 2º ciclo passarão também a lecionar disciplinas do 3º ciclo, etc. O sistema de ensino vai certamente beneficiar muito com salas sobrelotadas e todas estas mudanças!
Os professores contratados, para Nuno Crato, é uma espécie em vias de extinção se não mesmo extinta!

Ensino universitário online


12 universidade de renome dos Estados Unidos e da Europa juntaram-se a uma plataforma na internet, Coursea, criado por 2 cientista da universidade de Stanford, que permite o livre acesso a aulas concebidas por académicos e instituições de elite. A plataforma oferece vários tipos de cursos na área das artes, informática, saúde, matemática, história, literatura entre outras. As aulas oferecidas pela Coursea não contam como créditos para a obtenção de licenciaturas nas universidades envolvidas no entanto, os alunos online recebem um certificado pela conclusão dos seus estudos.
Mudança na forma de ver e encarar o ensino universitário! Será o início do fim dos anfiteatros a abarrotar de gente? É certamente uma forma de o conhecimento estar acessível a mais pessoas!
Será Relvas um futuro aluno? Não me parece, não dá acesso ao grau de doutor, só a conhecimento!



Notícia Guardian


Dança na biblioteca do CERN

A dancer hangs off the book shelves in Cern's library

Na biblioteca silenciosa do CERN, durante 3 meses, existem bailarinos deambulando, movendo-se devagar e subindo ao cimo de estantes. A comunidade do CERN não vê este programa como uma distração ou uma perda de tempo mas sim, como uma espécie de espelho das experiências/estudos que estão a realizar. Nas palavras de um cientista do CERN: "Sempre desejei que acontecesse qualquer coisa deste género no CERN. A ciência e a arte têm a mesma raíz: compreender como e porquê estamos neste mundo, só se expressam de maneiras diferentes."
Em Março, o artista alemão Julius Von Bismarck, no projeto Dark Space, guiou 22 físicos pelos sinuosos túneis por baixo do CERN, trancando-os, no final, numa pequena sala escura, onde ouviram uma antiga gravação do filósofo Bertrand Russel discutindo Platão. Segundo um dos físicos " Foi um experiência incrível e completamente diferente. Normalmente, estamos a trabalhar exclusivamente com cálculos, mas isto implicou confiarmos nas nossas impressões e sentimentos para compreender o que estava à nossa volta".

Sciart é o termo inglês dado aos projetos que fundem a arte e a ciência e está a crescer em popularidade. A maioria das ações usa a arte para imitar ou ilustrar a ciência: pinturas de neutrinos ou bailarinos movendo-se como partículas, etc.

Dancers in CERN library


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sombras chinesas, espetacular!



Na Blogosfera - um pouco da nossa história 


Vale a pena espreitar o blogue restos de coleção. Para quem gosta de História, ou não, e para os curiosos. Tem imagens retiradas de vários arquivos municipais de diferentes épocas e assuntos com o respectivo enquadramento e explicação.

Lémures espécie perto da extinção



Os lémures só vivem em estado selvagem em Madagáscar. Um estudo recente demonstra que cerca de 90% das 103 espécies de lémures deveram figurar da próxima lista vermelha dos animais ameaçadas e à beira da extinção. Esta é, de longe, a maior proporção entre os mamíferos que constam na lista vermelhas. Existem indicadores para uma espécie incorporar a lista vermelha como por exemplo: o número de adultos ser inferior a 50 ou a população ter uma taxa de descrescimento, nos últimos 10 anos, de cerca de 80%. 90% da floresta original de Madagascar desapareceu, os lémures e outras espécies procuram sobreviver e co-habitar precariamente no que resta da mesma. A madeira dura de algumas árvores de Madagáscar, como o ébano, é muito apreciada e procurada, existem também indício de caça ao lémur. Há dois anos ambientalista encontraram camas, à venda em Beijing, feitas com madeira de Madagáscar num valor de 1 milhão de dólares. A maioria da população de Madagáscar vive com menos de 2 dólares por dia.

Para relaxar e animar, dia 26 de Julho, estreia, numa cinema perto de si, o filme Madagáscar 3. Se for como os anteriores, vale a pena ver, pura diversão! Fica um cheirinho.




Notícia BBC

Possível explicação para o roubo...



"Um ministro tem muitas despesas só pelo facto de ser ministro. Por exemplo...só comprar vestidos para a mulher levar a banquetes (...) quase gasta o ordenado"
Dias Loureiro

sábado, 14 de julho de 2012

Taxi/Hotel em Londres - uma ideia diferente!


David Weekes, taxista em Londres, decidiu transformar o seu taxi preto num quarto de hotel para 1 pessoa (50 £ por noite). Duranet a noite, o táxi pode ser estacionado, em qualquer local que o ocupante deseje, desde que seja permitido estacionar. Uma hipótese, que facilita a utilização da casa-de-banho, é ficar estacionado à porta de Weekes.  De manhã, o ocupante terá que deixar tudo arrumadinho para que Weekes possa trabalhar, no seu serviço regular, durante o dia.
Pode reservar o taxi/hotel no site Windu.
Parece que a ideia está a ter muita adesão, para os meses de Julho e Agosto, restam apenas meia dúzia de noites disponíveis. É o que se chama saber rentabilizar o negócio.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...