sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Serei só eu a achar isto estranho IV?

Factos: 
  1. pequeno do meio aprendeu a letra p há dois dias;
  2. começou agora juntar as sílabas para ler palavras;
  3. tem dificuldade em perceber que um p e um a às vezes se lê pá e outras se lê pa;
  4. não sabe bem que uma frase é um conjunto de várias palavras e que estas se escrevem separadas.
  5. Dificuldades? As esperadas para quem aprende a 1ª consoante e, de repente, começa a aprender a ler e a escrever juntando uma letra, pela 1ª vez, às vogais e aos ditongos.  
  6. Um ditado ao 3º dia que reza assim:


Quando as crianças ainda mal sabem juntar as sílabas, é-lhes pedido para escreverem FRASES quando ainda mal sabem escrever palavras??? Não avisamos que há ditado nem explicamos às crianças o que lhes será pedido e durante o mesmo não repetimos as palavras ditadas? Começamos um ditado, não um exercício ortográfico, atenção, por frases e terminamos com palavras? A velha técnica do mais fácil para o mais díficil parece-me não se aplicar aqui, como muitas outras coisas muito mais importantes! 
Pequeno do meio triste "Não sei escrever, não consigo, fiquei todo baralhado!" Naturalmente ... Rais ta partisse, começo a ficar um bocadinho farta destes absurdos. E lá estive eu a desmontar o circo, a explicar-lhe que ter dificuldades ao início é normal que daqui a uns tempos vai achar tudo fácil, que a mana também achava difícil e que agora é um ás na leitura, etc. Qual era a necessidade? Frases ao fim de 2 dias a dar a letra p, onde só no 2º é que começaram a tentar ler frases e com dificuldade? Que pedagogia, método e psicologia, ou falta dela, é esta? 
Depois do reforço positivo e com calma lhe ditar as palavras do ditado, constatei que sabia escrever a maioria, mas no entretando, dei com ele disfarçadamente a roer uma unha ... o que me deixou preocupada e apreensiva. A aprendizagem, nesta fase inicial, deve ser feita lentamente de forma a não gerar ansiedade, angústia ou o medo de não conseguir. Por hoje, deixámos de ter macaquinhos no sotão ... até à proxima! 

O pequeno do meio levou os "seus bolinhos" para partilhar com os amigos, e sei que outros meninos também levaram no Halloween. Pois então, a professora só dá doces aos meninos da fila que acertarem o maior número de perguntas ... os doces são das crianças e foram enviadados para estimular/valorizar a partilha, o convívio, as tradições e o prazer das crianças! Subversão de valores maior não pode haver. Ética e valores ou ausênsia de... Só me apetece pedir os "bolinhos" de volta, por todas as razões e mais algumas mas essencialmente porque NÃO SE FAZ e o pequeno diz-me triste "A I. ainda não ganhou nenhum e ela não tem culpa da fila dela!". Vivemos num mundo competitivo, bem sei, mas estimular e fomentá-la, nesta idade e neste contexto, não me parece mesmo nada bem!   

Estou, oficialmente, possessa! Take care... 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...