domingo, 2 de novembro de 2014

"Bolinhos, bolinhos à porta dos santinhos!"

A nossa trupe de pedir os bolinhos! 
(Faltam 4 elementos, 3 fugiram dos paparazzi e o outro ficou em casa em convalescença!)
  
Pequenos empunhando orgulhosamente os seus taleigos (palavra aprendida ontem) cheios de gulodices! A pimpolha mais pequena, em convalescença, teve os seus "bolinhos" doados pelos manos e amigos mas teve a oportunidade de dar os bolinhos a todos os que nos bateram à porta... só sobraram 3 dos 45 saquinhos que fizemos.

A coleta: rebuçados, chocolates, chupa chupas, gomas, pintarolas, amendoins, nozes, nogat, bolachas, broas, línguas de gato...

Amanhã, a pequenada vai levar um saquinho, para a escola, com parte dos seus bolinhos para partilhar com os amigos e umas broas para as professoras. Os papelinhos, nos saquinhos, têm a receita das broas que fizémos e um pequeno texto, que os pequenos pediram para escrevermos, sobre "pedir os bolinhos" que reza assim:
"Na minha terra, no dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, de manhã, eu e os meus amigos vamos pedir os bolinhos. Com o nosso saco de pano na mão, percorremos as ruas, tocamos às campainhas e dizemos “Bolinhos, bolinhos, à porta dos santinhos!”. As pessoas colocam nas nossas sacolas: rebuçados, gomas, chocolates, broas, amendoins, nozes, romãs, castanhas, línguas de gato, bolachas, etc. É muito divertido, andamos a correr de casa em casa e, ao final da manhã, voltamos para casa com os nossos sacos cheios de coisas boas. Gostava muito de partilhar contigo os “meus bolinhos” e dar-te a conhecer esta tradição da minha terra que, em alguns sítios, se chama pedir Pão por Deus. Por esta altura, também temos por hábitos fazer broas para oferecer."

Mais um forma de dar a conhecer as NOSSAS tradições e da pequenada não comer estes doces todos!



Numa pesquisa rápida sobre o "pedir os bolinhos" verificámos que várias Câmaras começam a tomar iniciativas para não deixar morrer esta tradição :) CLAP, CLAP!





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...