sábado, 1 de novembro de 2014

Dia dos bolinhos - preparativos

Se gostamos de pedir também devemos ter para dar a quem nos bate à porta!
Fizemos cerca de 45 saquinhos com guloseimas (vamos ver se chegam ... temos reforços!)

Fizemos broas com a pequenada pela 1ª vez!

Olha que bonitas mas, principalmente, muito saborosas!

A fornada completa e um cheirinho bom que "enche" a casa!

As bolsas da avó L., muito semelhantes a estas, estão prontas para amanhã a pequenada ir pedir os bolinhos! Estão muito entusiasmados ... como sempre!

Manter a tradição também depende de nós, está, literalmente, nas nossas mãos! Porque havemos de adotar tradições que nada têm a ver com a nossa e que são, essencialmente, uma grande e assustadora jogada comercial e de marketing, é coisa que me transcende, quando as nossas são tão bonitas!


Receitas das Broas à Moda de Abrantes

Ingredientes
0,5l de azeite
1l de água
500g de açúcar amarelo
250g de mel
30g de Erva doce moida
10g de canela em pó
1 colher de café de sal
100g de miolo de nozes
1 kg de farinha
Açúcar para polvilhar no fim

Preparação
Picar a nozes miudinhas. Num tacho (largo) junte o azeite, a água, o açúcar, a erva doce, a canela, o sal , e as nozes picadas. Levar ao lume e deixe levantar fervura. Retirar do lume e juntar a farinha, mexendo muito bem com a colher de pau. Levar novamente ao lume, para enxugar, mais 2 ou 3 minutos, mexendo a massa com cuidado até que se descole das paredes do tacho. Retirar e despejar sobre a mesa. Deixar arrefecer um pouco, mas com a massa ainda quente, moldar as broas, pequeninas, com as palmas das mãos; dar alguns golpes em xadrez com as costas de uma faca. Colocá-las num tabuleiro polvilhado com farinha e levar ao forno para alourar um pouco cerca de 15 minutos. Retirar e depois e colocar em camadas numa bandeja e polvilhar com açúcar.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...