quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Plano Nacional de Leitura

Em vigor desde 2006, o Plano Nacional de Leitura (PNL), projeto sobre a tutela do Ministério da Educação, tem como objetivo estimular hábitos de leitura e escrita, em ambiente escolar, nas crianças e jovens para elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos outros países europeus. 
Um estudo do ISCTE, realizado em 2011, revela que o PNL “ajudou a reforçar as competências de leitura das crianças e jovens, que dão hoje mais importância ao ato de ler". O mesmo estudo considera os resultados, “encorajadores” para o futuro do projeto. 
No início de cada ano letivo, o grupo de trabalho do PNL recomenda vários livros de autores portugueses e estrangeiros para leitura orientada, em sala de aula e para leitura autónoma e/ou em família. A lista de livros recomendados para cada ano de escolaridade é extensa, talvez pelo facto de as crianças terem gostos e interesses diferente. O objetivo penso que não é ler todos os livros da lista, mas selecionar alguns para ter como referência o tipo de livro, conteúdos, linguagem, etc. que este projeto considera adequada para cada faixa etária/ano escolaridade. No site do PNL encontra-se disponível a lista de livros para leitura autónoma/família por ano de escolaridade (carregar aqui) e também a das leituras orientadas, destinadas à sala de aula (carregar aqui).
O PNL disponibiliza também uma biblioteca digital onde se podem encontrar algumas das obras recomendadas em formato digital e divididas por faixas etárias (3/6 anos é a 1ª e a última é dos 14/16 anos). Vale a pena espreitar aqui
Os livros recomendados pelo PNL podem ser encontrados em qualquer livraria e em muitas bibliotecas e estão identificadas, normalmente, com o símbolo ao lado. O PNL recomenda ainda qualquer livro da mesma coleção, autor, ilustrador e tradutor dos livros recomendados.  
A fnac online tem muitos dos livros do PNL divididos por anos de escolaridade (ver aqui)
A leitura é uma competência essencial que se pode, e deve, tornar num prazer mas para isso tem que ser estimulada e incentivada desde tenra idade, lendo histórias, muitas, inicialmente, até que aprendam a voar sozinhos!
Não faz parte do PNL mas é mais uma biblioteca digital para os mais pequenos intitulada "Era uma vez um rei", parceria do jornal Expresso e do Instituto Camões (ver aqui)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...