segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Histórias ao deitar!

Estas férias de Carnaval aproveitámos para ir ao sotão das avós procurar alguns livros da nossa infância: as famosas aventuras dos cincos e os livros de Uma aventura. Apesar dos pimpolhos ainda serem pequenos e a mais velha ainda não ter aprendido todas as letras do alfabeto, embora já se desenrasque muito bem a ler, decidimos experimentar ler-lhes ao deitar um capítulo de um destes livros. Esta ideia ocorreu-nos por, especialmente, a pequena mais velha ter começado a demonstrar falta de interesse nas histórias/livros do costume e foi assim que nasceu esta ideia. Como não poderia deixar de ser, Os Cinco na Ilha do Tesouro foi o livro escolhido, nada como começar pelo número 1, já lemos 8 capítulos e os pequenos estão entusiasmado e a acompanhar a história. O pequeno do meio já simula, durante o dia e quiça em sonhos, aventuras em ilhas com verdadeiro aprumo e a energia do costume, SOCORRO!
Devido ao vírus das pintas, durante o dia houve tempo para ler um outro livro, também da Enid Blyton, da coleção As Gémeas, retrata as aventuras e desventuras de duas irmãs gémeas num colégio interno para raparigas. O pequeno do meio ao fim de 2 capítulo desistiu "BAH, esse livro é para miúdas!" mas a mais velha seguiu a história de fio a pavio e não descansou enquanto não acabámos, foram só 120 páginas, e já está a pensar no próximo da coleção que nós lhe vamos ler! 
Apesar de escritos na década de 40, onde não havia televisão, computadores, internet, etc. há coisas intemporais nas relações, brincadeiras e espírito de aventura das crianças! Enid Blyton foi uma escritora de mão cheia do Noddy, às aventuras dos cinco e dos sete e mais n livros de outras coleções e isolados que escreveu para crianças e jovens.   
Vai ser bom relembrar e reviver as aventuras que nos fizeram sonhar enquanto pequenos e vê-las espelhadas nos rostos e brincadeiras do nossos pequenos!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...