Um dia destes perguntei aos dois pequenos mais velhos o que é que achavam que eram um número par. A primeira reação do pequeno do meio foi "Sei la o que é isso!" e continuou a brincar entusiasmadamente com os Legos. A pequena mais velha decidiu ir buscar os seu dossier de TPC e disse-me "Já te explico!" enquanto procurava avidamente entre as suas folhas. Decidi tentar uma nova abordagem: "Ora pensa lá num par" disse para o pequeno do meio. Isto pareceu despertar-lhe a atenção, parou de brincar com os Legos e, olhando para mim desconfiado, juntou os dois polegares. "Quantos dedos tens nesse par?" perguntei e ele respondeu "dois", incentivei-o a continuar a formar pares, seguiram-se os dois indicadores, 4 dedos, e assim até chegarmos aos dedos mindinhos. E foi assim que "formámos" os 5 primeiros números pares. A pequena mais velha observou este processo com muita atenção, não conseguiu encontrar as folhas, e concluiu "É como as meias, sempre aos pares, de dois em dois". A primeira reação da pequena mais velha, que está no 1ºano, deixou-me a pensar se esta será uma reação típica de quem já ouviu falar do assunto na escola e daí o ir à procura da informação (mais típico nas raparigas) ou se a escola que temos não mata ou, pelo menos, não estimula a "curiosidade e o engenho natural" das crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário