segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dicas úteis para quem vai viajar para os EUA! Good Luck!

Antes de viajar para o EUA, ou para fora da Europa, convém assegurar que não teremos problemas na alfândega ao regressar com equipamento que levávamos à partida (computadores, IPad´s, máquinas fotográficas, telemóveis e afins). Para prevenir, não há nada como declarar estes equipamentos antes da partida na alfândega do aeroporto, preenchendo um impresso onde se colocam os números de série dos vários equipamentos. 
No dia da viagem, dado o considerável número de horas dentro do avião, o ideal é levar roupa confortável e umas meias quentes para se poder descalçar (os prós levam pantufas)!
Ao contrário da Europa, nos EUA, a tensão elétrica é de 110V, 60 Hz. A maioria dos equipamentos eletrónicos funcionam com esta tensão, bastando apenas um adaptador para as tomadas. Caso o equipamento (ex. carregador de pilhas) não suporte esta tensão elétrica será necessário comprar um transformador 110V/220V. Mais informações aqui.
A maioria dos carros de aluguer têm mudanças automáticas. Os sinais de trânsito são diferentes dos europeus mas, regra geral, o sinal inclui um texto descritivo do seu significado. Ver sinais de trânsito aqui. Algumas regras de trânsito são diferentes das nossas:
  • se o semáforo estiver vermelho é permitido virar à direita desde que não venha nenhum carro;
  • se o semáforo estiver vermelho a piscar é o equivalente a um STOP;
  • se num cruzamento houver vários STOP´s, avança 1º quem tiver parado 1º;
  • em algumas autoestradas, existem faixas exclusivas para veículos que circulem com mais que 1 passageiro(atenção à sinalização);
  • os limites de velocidade e as regras de trânsito são cumpridas à risca devido ao apertado controlo policial;
  • as multas são pagas através de vale postal (money order) que se pode encontrar, por exemplo, nos supermercados e depois se coloca no correio.
  • os detetores de radares de polícia são permitidos, embora sejam proibidos na Europa.
  • atenção: sempre que houver abrandamentos isso pode significar que mais frente se encontra um controlo policial pois muitos condutores usam detetores de radares de polícia
As unidades de medida utilizadas também são diferentes por exemplo, as distâncias são medidas em milhas (mi), a velocidade em milhas por hora (mph), a gasolina em galões (gal), os liquídos em fluídos de onça (Fl Oz), peso em onças (oz) ou libras (lb) e a temperatura em Farhrenheit (F). Atenção nas idas ao supermercado, às bombas de gasolina ou aos weather forecast pela manhã (regra prática: 68ºF = 20ºC; 86ºF = 30ºC). Mais detalhes aqui.
Sempre que for a um restaurante, ou a um sítio em que há serviço de mesa, é expetável que dê gorjeta. 10% do total da conta significa que não ficou contente com o atendimento, 15% é o normal e significa que ficou satisfeito com o serviço, 20% para um serviço muito bom e 25% para um atendimento excelente. Quanto se paga com cartão na máquina de pagamento aparece para além do valor, um campo para introduzir o valor da gorjeta. Saber mais aqui.

Atenção: Regra geral, os preços indicados não incluem os impostos (variam de estado para estado), nos restaurantes, no supermercado, nas lojas, etc. Mais informações aqui.
Para terminar, quando quiser matar saudades pelo telefone, para ligar para fora dos EUA, excepto Canadá, é necessário digitar 011 antes do código do país (351 para Portugal) seguido do número pretendido. Para ligar para a rede fixa, o mais barato será usar o Skype.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...