domingo, 10 de fevereiro de 2013

Assim vão, e não voltam, os Centros de Ciência Viva em Portugal!

Inaugurado em dezembro de 2007, o Centro de Ciência Viva do Alviela encerrou para obras de requalificação, devido a problemas estruturais, no dia 1 de outubro de 2011. Estava previsto as obras durarem 4 meses. A data de reabertura já foi anunciada várias vezes:  as mais recentes foram setembro de 2012 e janeiro de 2013. Continua de portas fechada, sem qualquer nova informação de quando abrirá no site do Centro de Ciência Viva, nos jornais locias e/ou da Câmara Municipal de Alcanena. Já lá vai um ano quase e meio...
O Centro de Ciência Viva da Amadora, inaugurado em 2003, fechou para férias em julho de 2011 e nunca mais voltou a abrir, supostamente devido a problemas de financiamento. Curiosamente, continua a ser referido em muitos roteiros de Ciência...mas notícias sobre o seu encerramento e razões poucas há!
O encerramento do Centro de Ciência Viva de Tavira também parece que já foi equacionado mas por enquanto mantém-se em funcionamento.
E notícias sobre os problemas que atravessam os Centros de Ciência Viva financiados pelas autarquias, ouviram, viram, leram? Eu, não! 
Muito mais poderia ser dito mas os factos, neste caso, falam por si. Esperemos então a reabertura do Centro de Ciência Viva do Alviela e que os restante se mantenham em funcionamento. 
É assim que se trata, infelizmente, a ciência, e não só, em Portugal...


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...