domingo, 24 de fevereiro de 2013

Interesses diferentes

É engraçado ver como os pequenos têm interesses diferentes. A mais velha aos 2 anos e meio já conhecia quase todas as letras e números (tínhamos um tapete com o da figura e ela perguntava). A mana mais pequena parece querer seguir as suas pisadas, apesar de não ter tapete tem os livros da mana. 
O pequeno do meio nunca teve curiosidade em saber nenhum número, nem nenhuma letra. Está quase a fazer 5 anos e deve conhecer por que letras começam o seu nome e o das manas, pouco mais, os algarismos conhece o grafismo de 3 ou 4 e os restantes tenta adivinhar ao acaso. No entanto, soma e subtrai facilmente com números até 10; a noção de número está lá, que é o mais importante nesta fase!
A mais pequena quando os manos estão a contar de a 1 a 10, porque estão a jogar às escondidas, ou a contar peças, ela vai completando a sequência "cato, .., ses, ..dez" tal e qual com faz quando lhe cantamos as canção do atirei o pau ao gato e afins. Isto deixa-me a pensar que se calhar, mas só se calhar, fala-se muito dos números cá em casa.   

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...