sábado, 27 de setembro de 2014

Serei só eu a achar isto estranho?

  • Como primeiro trabalho de casa do 1º ano, o pequeno do meio trouxe esta ficha de estudo do meio:
  • No dia seguinte, o trabalho de casa foi, no caderno de 2 linhas, copiar, 3 vezes, em letra manuscrita o seu 1º nome, sem ter aprendido a desenhar 1 única letra.
  • Diz o pequeno que, numa das atividades diagnósticas, um dos exercícios era escrever quantos meninos havia na sala. "Eu contei, não sabia escrever o número mas percebi que era 8 + 8 + 7"
  • Num outro tpc, depois de ter feito 3 linhas de i, dizia ilustra a frase "O Ivo só come iogurtes". O rapaz fez o desenho e eu disse "agora podias pintar, ficava mais bonito" e ele disse-me "já estou cansado e isso não diz aí para pintar pois não?", não insisti. No dia seguinte vem junto do TPC, a carinha:

    seguido da observação "E a pintura?"
    Este recado é para mim, não para ele, que não sabe ler, e eu pensei não teria sido bem mais educativo e produtivo ter-lhe dito, a ele "Olha, sempre que fazes um desenho, deves pintá-lo". Fiquei a pensar se não deveria mandar-lhe um recado de volta a dizer simplesmente: "significado de ilustrar: desenhar, o que não implica que seja a cores, nem que envolva pinturas". Obviamente, não o vou fazer mas...
Ao procurar a 1ª ficha de estudo do meio na internet para colocar aqui, encontrei-a neste site que tem imensas fichas e atividades para o 1º ciclo.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...