Por que é que o mar é salgado?
Num deste dias de férias, a pimpolha mais velha perguntou o seguinte "o mar é salgado porque há pessoas que põem lá o sal da cozinha?". É engraçado as associações que as crianças fazem! Ela assumiu, no alto dos seus 6 anos, que haveriam pessoas responsáveis por esta tarefa e, como o sal que conhece é o que se utiliza na cozinha, a sua conclusão não é de estranhar! A primeira abordagem a esta questão, passou pela observação de uma salina e uma breve deambulação sobre o processo ser ao contrário do que ela imaginara, ou seja o sal de cozinha é que provêm do mar.
O oceano é salgado devido a um processo que se iniciou, à cerca de 3500 milhões de anos, resultante da erosão das rochas provocadas pelas grandes chuvas. As chuvas transportam os minerais, resultante do processo de erosão, para os rios e estes, por sua vez, para o mar. Seguindo o ciclo da água, a água do mar evaporasse e os minerais nela dissolvidos, precipitam-se e dissolvem-se na água que não evaporou, aumentando assim a concentração de minerais. Este processo repetido, ao longo de milhões de anos, tornou o mar salgado. A água do mar é 220 vezes mais salgado que a água doce. Os elementos responsáveis por 99% da salinidade do mar são o enxofre, cloro, sódio, potássio, magnésio e cálcio e, em especial, o composto cloreto de sódio.
Nos lagos que não têm nenhum fluxo de saída, escoante, e localizados em locais que registem elevadas temperaturas, o processo de evaporação de água é maior, tornando-os bastante mais salgados que os oceanos.
Verifica-se que os mares equatoriais são mais salgados que os polares. O menos salgado é o Mar Báltico, no norte da Europa, que devido ao seu baixo teor de sal chega a ficar congelado durante o inverno. Os mais salgados são o Mediterrâneo e o Mar Morto, 10 vezes mais salgado que a água do oceano.
2 comentários:
As crianças são fundamentais para mantermos o espírito aberto e sempre em busca de explicações para os seus "porquês".
O "não sei" nunca deve ser a resposta.
Estou a gostar muito deste teu cantinho. Continua.
Beijinhos
AS
Ás vezes os "porquês?" são muitos e tão diversos que é díficil dar vazão, mas são sempre perguntas engraçadas! Obrigam-nos a pensar e constituem um desafio: explicar numa linguagem simples coisas complicadas! Nem sempre é fácil mas vale o esforço e a recompensa é imensa!
Obrigada por passares por este cantinho!
Beijocas
Enviar um comentário