sábado, 15 de setembro de 2012

Imbuída do espírito...


Encontrei este vídeo que tem uma forma engraçado de aprender e/ou ensinar a tabuada. Gostei! Não percebo as teorias moderna, e em voga,  que afirmam que os meninos não precisam de saber/decorar a tabuada. A minha questão é simples: como se ensina a divisão e a multiplicação a alguém que não sabe a tabuada? Eu não faço ideia!


Triste, preocupante e comum é ouvir alunos desde o 7º ao 12º afirmarem que nunca perceberam como se fazia um conta de multiplicar ou de dividir, pudera... É engraçada a reação dos alunos ao fazer o algoritmo de dividir, por exemplo, 53 por 3, como introdução à divisão de polinómios (cujo princípio é o mesmo da divisão de dois números naturais). Devia ser trivial mas para a generalidade não é! Mais curioso é que depois de perceberem a "mecânica", os alunos, na generalidade, gostam e fazem com facilidade a divisão de polinómios mas de dois números naturais não...!

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