quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A inteligência da rotina


"A matemática é uma ciência muito bela. Os matemáticos porém, muitas vezes, nada valem. Acontece com a matemática quase o mesmo que com a teologia. Da mesma maneira que os homens se dedicam à última, por pouco que exerçam uma função pública, pretendem ter um crédito particular de santidade e um parentesco mais estreito com Deus, ainda que entre eles haja um grande número de autênticos tratantes, os pretensos matemáticos exigem com muita frequência ser considerados profundos pensadores, embora entre eles se encontrem as mentes mais entulhadas de mixórdias, incapazes de fazer qualquer trabalho que exija reflexão e que não possa ser reduzido de imediato a essa combinação fácil de sinais que é mais obra da rotina do que do pensamento."
                Georg Lichtenberg (1742-1799, físico, escritor e matemático alemão) in 'Aforismos'

Sátira escrita, em pleno século XVIII, que assenta que nem uma luva ao nosso ministro da educação. Que saudades que tenho de ouvir, ver e ler Nuno Crato, no pleno uso das suas capacidades matemáticas, de comentador entre outras, agora  só vejo um senhor, que parece ter envelhecido décadas no último ano, que não tem um discurso coerente, instrumentalizado e resignado. Triste, é o que é! 
Há muito que caíu por terra toda, ou qualquer, esperança que alimentei quando ouvi anunciar o nome de Nuno Crato para ministro da educação. As expectativas eram grandes e em diversas áreas do vasto campo que é o ensino, mas, em todas elas, Nuno Crato, infelizmente, decepcionou em grande escala! Quem perderá? Todos nós! Uns sentirão, e acentuadamente, na pele os efeitos das medidas preconizadas pelo seu ministério, outros, os mais desatentos e/ou os que não têm filhos na escola, notarão com o passar do tempo os seu efeitos nefastos.  

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...