sábado, 15 de setembro de 2012

E uma nova fase começa...


Regresso à escola da pequenada, todos voltam ao local de "trabalho" usual com exceção da pequena mais velha, inicia um novo ciclo, o 1º ano do 1º ciclo. Curiosamente, dos três é a mais entusiasmada no regresso à escola, menos mal, que assim continue! Nas suas palavras, o 1º dia de aulas foi giro, "vimos um história na televisão grande que está na sala, ouvimos músicas do Alfa, fizemos um desenho das férias e outro sobre a história que vimos na televisão grande mas não fizemos nada nos livros nem temos trabalhos de casa". Para os mais distraídos e desatentos às novas tecnologias usadas em sala de aula, a televisão grande é um quadro interativo, ao explicar-lhe, rapidamente, o que era o quadro interativo, ficou entusiasmada, embora não tenha dito, acho que pensou algo do género "boa, a televisão eu já conheço, mais uma ferramenta nova e que faz mais coisas e giras". A desilusão por não ter trabalhos de casa foi geral e no 2º dia a professora disse "não se preocupem que a partir de 2ª feira já têm TPC". Aposto que a partir de 2ª feira, acabam-se as ilusões sobre os TPC e começam as desilusões por eles serem tão frequentes e roubarem espaço à brincadeira. Faz parte do processo de crescimento, aprender envolve esforço, concentração e dedicação e por isso não é, como muitos consideram, indolor! É o fim da brincadeira ilimitada e dos horários flexíveis, o que para um criança não é fácil e requer adaptação.  Na reunião com a professora, o TPC foi um dos tópicos focados pois grande parte das crianças chora, oferece resistência alegando (e sentindo, provavelmente) cansaço, perante a rotina dos TPC. Fiquei ainda saber que, segundo as metas de aprendizagem definidas para o 1º ano, propostas pelo ministério de Nuno Crato, as crianças, no final do 1º ano, devem conseguir ler 55 palavras por minuto e transcrever para o seu caderno 5 frases escritas no computador, devem conhecer e saber escrever os números até 100, ao nível das operações devem dominar a adição e a subtração mas não utilizam  o método que nós aprendemos (conta em pé). Não consigo avaliar, por desconhecimento de causa, se estas metas são ambiciosas ou atingíveis pela maioria dos alunos, pela expressão da professora diria que são demasiado ambiciosas. Nada de novo aí, conhecendo as metas de aprendizagem para a matemática de 3º ciclo, não me espanta nada, são muito exigentes no entanto, o problema não está no grau de exigência mas no tipo de alunos e de cultura de escola (ou falta dela) existente nos nossos dias. No entanto, também são dadas a fantasias tais como "os alunos devem conhecer 8 letras do alfabeto grego - 7º ano", "os alunos devem saber a diferença entre lema, corolário e teorema - 9º ano". Suponho que para o 1º ciclo existam pérolas semelhantes!
Enfim...o que interessa é levar esta nossa nova aventura a bom porto! Um bom começo é meio caminho andado para o sucesso e a autonomia, ou assim eu espero! A ver vamos como corre tudo a partir de 2ª feira, começamos pela letra i, ao ritmo de 1 letra por semana (para as vogais) e depois 1 letra de 2 em 2 dias. Muito trabalhinho nos aguarda até ao Natal! Pensamento positivo, é só o 1º ano de 12, pelo menos...e daqui a 2 anos começa outro mano e depois todo outra vez daqui a 5 anos, nessa altura já devo estar um "expert" nestas e noutras matérias! 

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