Tudo começou no Lidl, um bom sítio para encontrar marcas um pouco diferentes do habitual, e depois de procurar um pouco lá encontrei. Os critério da minha escolha foram: mais de 70% de cacau e de uma marca que ainda não tivesse provado. A minha escolha/compra recaiu sobre:
- Bellarom 74% de cacau
- J. D. Gross Arriba Superieur 81% de cacau
- Pantagruel 85% de cacau (isto costuma ser para culinária ma com 85% decidi experimentar)
- Jubileu Plus Noir 85% de cacau
A prima T. sugeriu que o SuperCor talvez tivesse chocolates mais raros e lá fui. Lá estavam os Lindt 90% e 99% (3,49€ cada um.)
Aqui fica a foto dos chocolates
Foto dos chocolates mais "fortes"
Decidi experimentar o de 99%. Primeira constatação ao consultar a lista de ingrediente... 2g de açúcar por cada 100g e o resto é pasta de cacau, cacau e manteiga de cacau, ok estamos perto dos 99% de cacau.
A embalagem é do tamanho da de 90% mas só tem 50g enquanto que a outra tem 100g.
Depois de abrir a embalagem de papel, encontramos uma embalagem de plástico selada com uma cobertura dourada cheia de avisos ao paladar.
Só tinha informação em francês, inglês e espanhol e diz assim:
"IMPORTANTE: AVISO AO PALADAR
EXCELENCE 99% é um chocolate único que revela toda a força e riqueza dos grãos do chocolate. Para apreciar todo o sabor recomendamos que desenvolva o seu paladar através dos nossos chocolates começando pelo EXCELENCE 70%, depois 85% e finalmente 90%.
A melhor forma de degustar este chocolate é partir um pequeno pedaço e deixá-lo derreter lentamente na boca. Para sentir todos os aromas do cacau, experimente acompanhá-lo com café."
Ora, um chocolate que aconselha a treinares primeiro com outros antes de o provares é, no mínimo, curioso. Quanto ao deixar derreter lentamente na boca não há outra forma de comer chocolate, aliás irrita-me um pouco aquelas pessoas que mastigam e engolem o chocolate sem o provar! Digo sempre, o chocolate não se come com o dentes. Em relação ao café, penso que se é para provar chocolate não vamos misturar o sabor com outras coisas.
Depois de abrir a cobertura, que selava a embalagem, deparamos com uma tablete mais fina e uns quadradinhos bem mais pequenos que o habitual, no entanto podemos cheirar o belo aroma a chocolate que vem lá de dentro.
Foi aqui que percebi porque é que a caixa é do tamanho das outras mas só tem 50g, a caixa de plástico ocupa o resto do espaço...
Só faltava provar. Na realidade, percebi hoje que o nome chocolate amargo está errado porque, na realidade, o chocolate não é amargo, tem apenas um sabor forte. Apesar dos 99% de cacau, o sabor é interessante e vai-se tornando mais forte à medida que se vai derretendo na boca. Acho que o cérebro fica sempre à espera de detetar o sabor doce (normal quando se come chocolate) mas isso nunca acontece. A manteiga de cacau faz com que a boca e a língua fiquem a pegar mais do que é normal nos outros chocolates.
Em resumo, gostei, já comi vários quadradinhos mas só experimentando é que conseguimos avaliar todo o sabor.
Para os apreciadores de chocolate, fica aqui a dica que existem muitos sites na internet que fazem reviews de chocolates. Um dos meus preferidos é este que usa uns "gráficos em teia" onde avaliam 5 parâmetros: o paladar, o aroma, a textura, "sustenance" e a apresentação. O Lindt EXCELLENCE 99% não está se quer perto do topo!
Sem comentários:
Enviar um comentário