Colocámos os copos no congelador. No dia seguinte, cada um encheu um copo de vidro com água e fazendo pressão no fundo do copo retirou o seu iceberg e mergulhou-o dentro do copo de água.
A pequenada observou que havia mais gelo debaixo de água do que à superfície. Bem pressionaram os seus icebergs para ver se eles se afundavam...mas nada - esta parte não fazia parte da experiência "oficial"!
Depois vimos, na internet, imagens de icebergs para perceberem o que eram e verificar que o fenómeno era semelhante ao que estavámos a observar na nossa pequena experiência.
Aproveitando os icebergs que no final da experiência tinham todos o mesmo tamanho, aproximadamente, perguntei-lhes se achavam que derretiam mais depressa dentro ou fora de água. Os pequenos mais velhos foram unânimes na resposta "Mais rápido fora de água". Então, deixámos o azul dentro de água e rosa dentro de uma caixa.
A pimpolha mais velha concluiu "Ok, é mais rápido dentro de água. É sempre ao contrário do que eu e o mano respondemos!" A química, a natureza e outras ciências todas têm desta coisas, nem sempre são intuitivas!
Sem comentários:
Enviar um comentário