terça-feira, 29 de outubro de 2013

"Não pode ser!" Take 2 - Afinal até pode

Numa ficha de revisões para o teste de matemática, a pimpolha mais velha tinha que preencher a seguinte sequência 99, 90, 81 ... Teve dificuldade em perceber qual era regra, subtrair 9 a cada termo anterior, depois de ultrapassado esse pequeno grande pormenor, no final de preencher todos os espaços diz-me assim "Fiz qualquer coisa mal!", "Então, porquê?" acrescentei eu "O último número deu-me -1 mas não pode ser, a minha professora não ensinou nada disso!". Face ao meu espanto e à minha observação seguinte "Como é que te deu -1?" e ela responde meio irritada, aposto que com vontade de dizer DAH ou vou explicar-te com se fosses muito burra "Eu já percebi que a seguir ao 0 é o -1, ok mãe?". Restou-me apenas ir com ela à procura do seu erro, do 3º para o 4ª termo tinha subtraído 10 em vez de 9, embora depois nos restantes tivesse feito bem, logo em vez de lhe dar zero dava o famoso -1. Afinal, afinal sempre pode ser!

(vê-se o -1 meio sumido mas ele esteve lá )

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...