"Nunca vou conseguir ter bola azul" diz, triste, a pequena mais velha ao chegarmos a casa. "Então porquê? Não te portas sempre bem?" pergunto eu, "Sim, muito bem, mas a professora diz que tenho de ser mais rápida a fazer os trabalhos". Esta é uma questão que a tem apoquentado nos últimos tempos e sempre que esta conversa surge explico-lhe que com a prática vai ser mais rápida e que o importante é perceber e tentar fazer tudo e bem. Conhecer o nosso ritmo de trabalho/aprendizagem, perceber que os outros têm ritmos diferentes, aprender a lidar com as nossas frustrações/limitações e lidar com o facto de não sermos os melhores, faz tudo parte do processo! Comportamento e ritmo de trabalho juntos numa avaliação diária transmitida aos miúdos em forma de bolas azuis, verdes, vermelhas e pretas: avaliar os dois parâmetros é normal, dar um feedback aos miúdos acho uma boa ideia, avaliar os dois como um todo, pode gerar dúvidas/incertezas!
Sem comentários:
Enviar um comentário