A grande diferença, e talvez a mais significativa, entre o aprender utilizando o ábaco ou lápis e papel é que os números têm uma representação concreta no 1º e puramente abstrata no 2º método, o que o torna mais difícil de compreender para as crianças.
Ao calcular utilizando o ábaco trabalhamos da esquerda para a direita, ou seja, as unidades são as últimas a ser determinadas, permite uma maior percepção da grandeza do número; ao contrário do nosso método em que são as unidades são as primeiras a ser determinadas.
Depois de dominar a técnica de calcular utilizando o soroban, o nível seguinte é realizar cálculos com a mesma rapidez mas sem o soroban, ou seja, imaginando mentalmente o soroban, esta técnica chama-se Flash Anzan. No vídeo seguinte duas meninas somam, em 20 segundo, trinta números cada uma com três algarismos, enquanto, simultaneamente, jogam "shiritori" - jogo japonês que consiste em dizer uma palavra que começa pela última sílaba da palavra anterior.
Estou seriamente a pensar oferecer-nos um soroban no Natal. O processo da sua utilização requer alguma prática, ao início parece um pouco estranho. Aqui fica o site que vou estudar nos próximos tempos: como funciona o ábaco .
Sem comentários:
Enviar um comentário