Um aluno de 11ºano partilhou o seguinte problema, na minha aula dando 1 minuto aos colegas para responder:
"O João tem dois anos e a Maria tem metade da idade do João. Quando o João tiver 100 anos, quantos anos terá a Maria?"
Dos dez alunos presentes, nenhum acertou! Lado positivo da situação, cinco minutos depois ainda havia 2 ou 3 alunos a pensar no problema e a tentar refutar o pensamento linear e simples apresentado pelo seu colega na resolução do problema. Apesar de não terem pensado no 1º minuto, quando confrontados com o problema, a engrenagem começou a movimentar-se...umas mais rápidas que outras, normal, não somos todos iguais. "Tristeza/surpresa" do aluno, ele colocou-me a questão antes de colocar ao colegas: dei a resposta correta assim que ele acabou de fazer a pergunta, "Já são muitos anos a virar frangos, ossos do ofício, continue a tentar, alguma vez cairei", ao que ele me respondeu "Vou tentar para a próxima vou trazer um bem difícl, não vai acertar!". Venha ele, a malta gosta é de desafios e de se sentir desafiada.
Uma boa partilha, não conhecia o problema, e o miúdo conseguiu envolver e motivar os colegas a raciocinar e comunicar, só por isso já valeu a pena!
E depois deste "parlapier" todo, já deve ter passado 1 minuto, já sabem a resposta? "Elementar, just think, meu caro Watson"
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