É sempre um desafio desenhar um círculo no quadro, nunca fica perfeito! Requer prática e muita!
Ora aqui fica o desafio cliquem aqui para tentar desenhar o vosso círculo perfeito. A minha pontuação mínima foi 83% e a máxima 96% em 10 tentativas! E a vossa?
Para calcular a nossa pontuação é utilizado o comprimento da linha que traçámos e construído um círculo (perfeito) cuja área corresponde à área máxima que é possível delinear com aquele comprimento e depois é avaliada a diferença entre a área do nosso círculo e a do círculo perfeito (baseado neste interessante problema)
Mas há quem consiga desenhar o círculo perfeito utilizando apenas giz :)!
O meu lema nestas situações em que é necessário fazer figuras, sólidos geométricos ou desenhos, para os quais não tenho grande aptidão para não dizer nenhuma, é "A matemática pensa bem sob desenho errados", uma máxima que ouvi a um dos meus professores da faculdade, não sei qual nem em que cadeira, e que agora repito imensas vezes aos meus alunos. Muitas das vezes, os desenhos que utilizamos para ilustrar um problema, não precisam de estar feitos à escala nem ser minuciosos, servem apenas para nos ajudar a perceber, a visualizar e esquematizar um problema.
Sem comentários:
Enviar um comentário