segunda-feira, 29 de abril de 2013

O nosso bolo "Masterpiece" - 2ª incursão utilizando pastas de açúcar

Aqui está ele! 




Para 2ª experiência com bolos decorados em pasta de açúcar, 1ª com figuras 3D, e para quem não fez nenhum workshop sobre o assunto, ficou razoavelmente aceitável embora com muitas imperfeições e com um ar muito arcaico de quem, claramente, não domina a técnica. A nossa pequenada aprovou o bolo e reconheceu as personagens, já não foi mau, embora o pequeno do meio tenha insistido que a ursa não era uma ursa mas uma koala. Não há nada como um fonte exterior para avaliar a qualidade, neste caso a falta dela, do nosso trabalho! 
Ganhámos outro respeito por quem se dedica a este ramo profissionalmente, trabalho moroso e minucioso, para além da criatividade e imaginação necessária para compôr os cenários (também não somos muito dotados neste campo :))
As restantes crianças, afinal, afinal eram só 35, 8), também apreciaram a decoração do bolo, gente pouco exigente, e as figuras  foram as primeiras a desaparecer depois de começarmos a cortar o bolo!

O bolo da base era de chocolate e o do topo era um bolo de claras

Bolo de chocolate
Ingredientes
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
(A chávena de chá tem cerca de 200 ml de capacidade)

Cobertura
1 tablete de de chocolate de culinária
100 ml de natas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa rasa de açúcar
(A chávena de chá tem cerca de 200 ml de capacidade)

Preparação
Aqueça o forno a 180º. 
Bata os ovos com o açúcar até formar um creme. Em seguida, adicione os restantes ingredientes e bata por mais uns minutos. Leve a cozer numa forma untada e enfarinha. 


Cobertura:
Leve a lume muito baixo uma tablete de chocolate de culinária com uma colher de sopa de manteiga. Conforme o chocolate for derretendo devagar, adicione aos poucos 100 ml de natas e vá mexendo até formar uma textura cremosa e brilhante. Adicione uma colher de sopa rasa de açúcar e mexa mais um minuto.
Deite o chocolate sobre o bolo (depois de ter arrefecido) e espalhe o creme com a ajuda de uma espátula.



Bolo de claras
Ingredientes
6 claras
150g de açúcar
150g de farinha
100g de manteiga
1 iogurte natural
Raspa de 1 limão
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Bater as claras em castelo e reservar. Bater bem o açúcar e a manteiga. De seguida juntar os restantes ingredientes e bater bem. Envolver as claras em castelo no preparado anterior. Levar ao forno numa forma untada e enfarinhada.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...