Uma experiências que a pequenada cá de casa adorou e participou activamente na dramatização da história com as sombras chinesas.
As sombras são fáceis de fazer - imprimir as sombras (aqui e aqui), recortar e colar numa cartolina preta, voltar a recortar e, usando fita cola, colar uma palhinha no verso da cada sombra. Tudo a postos para o espetáculo começar é só desligar a luz, ligar a lanterna, deixar as crianças investigarem como devem posicionar a lanterna para que a sombra da sua personagem fique perfeita e enquadrada, e depois é dar asas à imaginação, inventando histórias que envolvam um urso, uma águia, um coelho, e uma casa na floresta. Para iniciar eu contei e inventei a história e a pequenada fez as sombras das personagens que escolheram à medida que estas entravam na narrativa. Eles adoraram a experiência e intitularam a minha história de "A floresta encantada", para a próxima será a pequena mais velha a inventar e a narrar a história, os restantes farão as sombras, e ela já comunicou que se intitula "Um desastre na floresta!"
Encontrei esta atividade no site HandmadeCharlotte que tem muitas atividades giras para fazer com crianças do tipo DIY, a sigla do momento, Do It Yourself.
Sem comentários:
Enviar um comentário