Decorar queques com pasta de açúcar é um boa maneira de ter a pequenada entretida e dar largas à sua (e à nossa) imaginação durante um bom bocado. É também uma grande gulodice: o pequenos fartaram-se de comer pasta como o pequeno do meio dizia "Acho que ainda não provei esta cor! É só um bocadinho para ver se sabe ao mesmo que as outras" também houve quem preferisse lamber o pincel do ganache de chocolote (a "cola" que usámos). A pimpolha mais pequena aproveitou para espetar as mãos na massa e moldar a seu belo gosto fazendo buracos, cortes e dando dentadas a torto e a direito na pasta que lhe foi atribuída, cupcakes não é com ela ... ainda :) !
(antes)
(depois)
(mocho da pimpolha mais velha e o pato da avó)
(pinguim do pequeno do meio)
(arco-íris do primo)
(flor da melhor amiga da pimpolha mais velha)
(também dei largas à minha imaginação)
(tartaruga: obra conjunta)
Receita dos queques (+/- 16 queques)
Ingredientes: 1 iogurte; 4 ovos; 3 medidas do copo do iogurte de açúcar, 4 medidas do copo de iogurte de farinha, 1 medida do copo de iogurte de óleo, 2 colheres de chá de fermento
Prepação: bater os ovos, o açúcar e o iogurte. Juntar o óleo e depois envolver a farinha e o fermento. Colocar em pequenas forminhas (usei de silicone, não foi necessário barrar) e levar ao forno a 180ºC durante 20-30 minutos.
Ganache de chocolate
Colocar 200 ml de natas ao lume. Depois de ferverem, retirar o lume e juntar 200 gramas de chocolate (usei de leite mas a receita dizia preto) cortado ao pedacinhos e mexer bem até o chocolate estar completamente derretido.
Como sobrou muito ganache e era uma desperdício deitá-lo fora, ocorreu-me uma pequena invenção que resultou muito bem:
Num fundo de um pirex colocar uma camada de bolachas embebidas em café e os "topos" dos queques barrar com o ganache. Colocar nova camada de bolachas e os "restos" dos queques e cobrir com o ganache. Por cima coloquei bolacha ralada. Colocar no frigorífico. Fica bem bom e docinho
´
Sem comentários:
Enviar um comentário