sexta-feira, 13 de junho de 2014

Uma última aula diferente ...

Para terminar deixo-vos um desafio: "Vão escrever, sem se identificarem, a questão que gostariam de me ter colocado e nunca tiveram coragem e/ou oportunidade para o fazer". Plateia de olhares espantados fixos em mim e, logo a seguir ,com um sorriso maroto, alguém pergunta "Podemos perguntar o que quisermos?". "Sim, vamos a isto!". E de repente, apercebi-me que naquele momento, mais do que em qualquer outro ao longo das 190 aulas que partilhei com aquelas 30 criaturas, a atenção de todos eles, em simultaneo, estava centrada em mim, e, não só como sua professora, pensei ... MEDO!
Curiosamente, muitas das suas perguntas eram sobre a minha impressão sobre eles ... aí a necessidade de aprovação e carinho que esta malta jovem tem: "Gosta da nossa turma?"; "Qual de nós a marcou mais?", "Qual de nós lhe deu mais trabalho?"; "Qual de nós progrediu mais?" "Que memória vai guardar nossa?", "Gosta de mim? (Pedro), "Já algum aluno a tentou subornar?", "Vai pedir para ser nossa professora para o ano, please?", "Já alguma vez deu um 20, esse aluno marcou-a?", " A professora tem boa memória, lembra-se de todos os alunos que já teve?", "Que situação como professora a marcou mais?", "Sempre gostou de matemática?", "Porque gosta tanto de ensinar matemática?", "Sempre quis ser professora?", "O que a irrita mais num aluno?", "O que gosta de fazer nos seus tempos livres?", "Está a pensar ter mais filhos? e nesta, face à minha resposta, uma aluna suspirou e disse "UFA", tive que me rir e com vontade, devo ter mesmo um ar muito frito... Adiante "Qual foi a escola onde mais gostou de estar e porquê?", "Gosta da nossa escola?", "Já foi injusta e/ou arrependeu-se da nota que deu a um aluno?", ... , e a última foi esta "Professora, quer uma OREO?" Um final doce, havia um pacote para partilhar com todos :)
Devo confessar que não foi tão fácil, como imaginaria, responder às suas perguntas mas foi um exercício muito interessante que todos apreciámos, especialmente eles ;) Arriscado, difícil mas a repetir ...
Ideia retirada daqui

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...