sexta-feira, 20 de junho de 2014

Exames

Professores de matemática defendem fim dos exames nacionais - Tretas, alguns professores defendem ...mais uma entre tantas que se ouvem sempre que começa a época de exames!

Não percebo esta polémica acerca dos exames "Que não avaliam o que os alunos sabem", "transforma as escolas em centro de treino", "a escola a formatar crianças",  "porque conta muito para a nota", "as crianças ficam nervosas..." e sei lá que mais ouvi e li desde meados de maio quando começaram os exames (4º e 6º ano).
O exame conta muito? Nem muito nem pouco, tem um peso de 30% na nota final da disciplina. Se os exames avaliam tudo? Com certeza que não e é por isso que têm um peso apenas de 30%. Se deixa as crianças nervosas? Há crianças à beira de um ataque de nervos sempre que realizam um teste de qualquer disciplina durante o ano letivo. No ensino básico, o exame deve ser encarado como qualquer outro teste, por pais, professores e alunos, só tem implicações na nota de frequência se o aluno tiver um desempenho muito díspare do atribuído pelo professor (exemplo: nível atribuída pelo professor for 3 e o aluno tiver nível 1 no exame, é-lhe atribuído o nível final de 2). A ansiedade nos alunos mais pequenos é muitas vezes provocada pela ansiedade, e às vezes uma exigência extremosa, dos próprios pais e alguns professores. Os exames de Matemática, os que tenho capacidade para avaliar, procuram averiguar se o aluno compreendeu e sabe aplicar um conjunto de conhecimentos considerados essenciais e importantes da disciplina. "Escolas centros de treino?", se assim fosse, deveríamos ter resultados excelentes nos exames, o que não acontece... Se resolvo exercícios de exame com os meus alunos? Sim, imensos, como resolvo os do livro, porque os exercícios são todos diferentes e a dificuldade é sempre a mesma, interpretar o que é para fazer em tudo o que não é mecânico e aqui reside o busílis da questão e o mais difícil de ensinar ... aprender a pensar e a analisar com espírito crítico, sem receitas! Os exercícios de exame, na minha opinião, são sempre interessantes e essa é a principal razão para eles estarem, frequentemente, presentes nas minhas aulas. O rigor matemático e a exigência nas aulas deve ser semelhante ao do exame, não é nada do outro mundo, mas dá trabalho e os resultados não aparecem de um dia para o outro, vão-se construindo, também dá chatices, porque é preciso justificar os resultados que não são os almejados mas dá frutos ...
Mais importante que os resultados nos testes ou exames é ... APRENDER, saber pensar e isto parece ser cada vez mais secundário :( Um teste/exame correr mal, acontece a todos ... 
No secundário, o caso é um pouco diferente, a ansiedade e o nervosismo são normais, o grau de dificuldade e complexidade é maior, a classificação do exame, condiciona o percurso futuro do aluno. 
Somos avaliados toda a nossa vida, for the record ou off the record, e aprendemos a gerir este processo ... 

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