"O que aprendeste hoje na escola?" perguntei à pimpolha mais velha. "Hoje, aprendi a fazer contas com estratégias!". E eis que chegaram, cá a casa, as famosas contas de somar que muitos, que têm filhos no 1º ciclo, apelidam de "Vais ver, é uma confusão que nem eu percebo". Eu, pessoalmente, considero-as óptimas para desenvolver o cálculo mental e não as acho nada complicadas mas sim intuitiva, talvez porque utilizo o mesmo processo, com a diferença que não o aprendi na escola - a necessidade aguça o engenho.
As estratégias consistem na decomposição dos números em centenas, dezenas e unidades, e fazer as somas parciais. A A apresentação da estratégia pode ser utilizando ramificações, caixinhas ou cálculo corrido utilizando parênteses tipo 231 + 427 = (200 + 400) + (30+20) + (1+ 7) = 600 + 50 + 8 = 658. Simples, rápido e eficaz. Ou então:
A pequena ainda não aprendeu a fazer o 115 + 116 por este processo, por causa do "aí vai 1" mas depois de feita a primeira decomposição respondeu é duzentos e vinte e onze. "Que número é esse? " perguntei "Hummm, pois!". "Repete o processo para o 20 e o 11" e lá surgiu a resposta.
Sem comentários:
Enviar um comentário