- Tem cerca de 200 vulcões, 35 estão activos e podem entrar em erupção a qualquer momento, os mais poderosos têm nomes femininos. Há indício que o próximo a entrar em erupção será o Helka mas o mais temido e o maior vulcão da Islândia é o Katlla. Para os islandeses não é a questão do entrar em erupção, para eles isso é um dado adquirido, a sua questão é quando?
- Os aviões da companhia aérea Icelandair têm todos nomes de vulcões;
- Tem cerca de 320 000 habitantes sendo que 60% vivem na capital - ReykjaviK.
- As maiores cidades encontram-se junto à costa mas, curiosamente, quando a ilha começou a ser povoada, pelos Vickings, estes estabeleceram-se no interior da ilha, longe da costa.
- Tem muito poucas árvores o que dá um ar muito árido à ilha. As árvores foram desaparecendo pois, até há pouco tempo, a sua madeira era dos poucos recursos utilizadas para gerar calor. O governo tem como plano plantar cerca de 1 milhão de árvores por ano para proceder à reflorestação da ilha;
- São autosuficientes em termos de produção de eletricidade e estão em negociações para começar a exportá-la para países com o UK e a França;
- Grande parte da energia é gasta no aquecimento das casas e nas indústrias de alumínio;
- A eletricidade, ao contrário de tudo o resto, é muito barata na Islândia;
(maior central geotérmica da Islândia)
- 95% das casas islandesas e da água nas suas canalizações é aquecidas através da água quente proveniente das centrais geotérmicas aproveitamento assim os seus recursos naturais. As casas de banho cheiram ligeiramente a enxofre.
- Têm estufas onde produzem tomates, morangos, bananas, paprika, etc, aquecidas utilizando a energia geotermal;
(estufas de produção de tomate e paprika)
- Com têm tremores de terra frequentemente (quase todos os dias embora de pequena intensidade) os tubos que saem das centrais e transportam a água geotermal são em zigzag e têm rodas junto ao chão para poderem acompanhar os movimentos da terra quando esta "abana";
- A grande maioria dos tubos estão junto ao solo e a temperatura da água geotermal que transportamm baixa em média 3ºC do ponto de partida ao ponto de chegada. Tendo em conta que sai a temperaturas altíssimas é praticamente irrelevante esta diferença;
- Criam cavalos de raça pura, mantendo as características do cavalos dos Vickings (foram os primeiros povoadores da Islândia por volta do ano 900 d.C). São cavalos pequenos, pouco maiores que os póneis. São utilizados em passeios turísticos e para exportação. Para manter a raça pura, não permitem a entrada de cavalos provenientes de outros países!
- Têm muito pescado mas comem, essencialmente, "peixes grandes", penso que talvez seja para não terem que andar à caça das espinhas, e exportam o peixe miúdo.
- O tubarão é uma iguaria nacional;
- O borrego faz parte dos pratos típicos pois é um meio de subsistência desde o início do povoamento da ilha, quer como bem alimentar quer como de prodção de agassalhos;
- A maioria dos islandeses não quer pertencer à UE. Não perdoam a UE, a falta de apoio durante a crise por que passaram à 3/ 4 anos atrás. As relações azedaram-se mais ainda quando a Islândia começou a exportar o seu pescado para a China, 1º país europeu a fazê-lo;
- Desde a crise, a moeda da Islândia não tem cotação nos mercados internacionais. Procuraram a ajuda da UE para adoptar o euro e não foram bem recebidos. Encontram-se em negociações com o Canadá para a adopção da sua moeda.
- Têm um comité para proteção da sua língua materna, não adoptam estrangeirismos, criam novas palavras na sua língua. A língua - o islandês - mantém-se, praticamente,imutável desde o tempo dos Vickings.
- Não há MacDonalds, Burguer King e afins na Islândia;
- O nível de vida na Islândia é bastante caro, estando ao nível dos países mais caros da UE.
Todas estas informações foram recolhidas por mim em conversa com professores islandeses e outros nativos, sendo provável que contenham erros ou imprecisões da minha responsabilidade!
- Não há MacDonalds, Burguer King e afins na Islândia;
- O nível de vida na Islândia é bastante caro, estando ao nível dos países mais caros da UE.
Todas estas informações foram recolhidas por mim em conversa com professores islandeses e outros nativos, sendo provável que contenham erros ou imprecisões da minha responsabilidade!
Sem comentários:
Enviar um comentário