Ao fim de anos a ensinar matemática, um bom retrato do "papel/efeito" das várias políticas educativas, programas e afins que mudam constantemente, é em uma dúzia de professores de matemática surgir a dúvida: "No exercício, diz mostre que...será que é para fazer com exemplos?". Resposta consensual "Deve ser, é um exercício de 5º ano!". Resposta de quem é do contra e refila, neste caso eu, "Isso não é demonstrar, nunca foi!" e é então que alguém acrescenta "Pode não ser para demonstrar mas chegar ao resultado utilizando exemplo. O significado de mostrar pode variar consoante o ano de escolaridade!". A minha reacção a esta bela pérola, pronunciada pela chefe, "What? Se assim for estamos muito pior do que alguma vez imaginei possível! Uma palavra não muda, ou não deve mudar, de significado consoante o ano que os alunos frequentam".
Mas afinal há esperança, o mostre e o demonstre continuam a significar o mesmo que há 10, 20 e 30 anos atrás mesmo para alunos de 5º ano, por enquanto ... ideia peregrinas é o que não falta por aí!
Sem comentários:
Enviar um comentário