Visita às aldeias ribeirinhas e terras do grande lago, o maior lago artificial da Europa, e à barragem que criou o dito cujo. Passados 10 anos, a paisagem mudou significativamente, trouxe uma nova "luz" a muitas aldeias, impulsionadas pelo turismo e a exploração dos desportos naúticos. Há 12 anos chamar Aldeia Ribeirinha do Grande Lago a Monsaraz, Mourão e Luz pareceria, no mínimo, uma miragem. No entanto, não deixa de ser estranho e surpreendente no Alentejo "profundo" encontrar uma Marina no meio dos montes mas ela lá está e com uma afluência surpreendente!
E lá colocámos mais uns cromos na Caderneta dos Parques Temáticos do Alentejo - grande aposta de marketing junto da pequenada - é grátis e em cada um dos parques temáticos recolhe-se os cromos e a pequenada vai perguntando "Quando é que vamos a outro sítio onde podemos trazer cromos?"
(castelo de Mourão)
(o grande Lago e no cimo do monte a aldeia ribeirinha de Monsaraz - vista do castelo de Mourão)
( a nova aldeia da Luz vista do castelo de Mourão)
(Mourão)
(a estrada que dava acesso à antiga aldeia da Luz agora submersa)
(pontão sobre o grande Lago junto à estrada que dava acesso à antiga aldeia da Luz - única sombra aceitável e disponível em muitas km e onde fizemos um agradável piquenique)
(Interessante a visita ao Museu da Luz com a vista sobre o sítio onde se situava a antiga aldeia)
(barragem do Alqueva)
(Marina da Amieira)
E assim terminaram as nossas férias por terras alentejanas :( . Muito ficou por ver e explorar, prometemos voltar, os pequenos apreciaram muito e nós também, recomendamos vivamente!
Sem comentários:
Enviar um comentário