E enquanto eles ficaram a pintar um desenho do Monstro das Festinhas nós, pais, fomos preparar o nosso PISARTE.
O PISARTE é um atelier que se realiza em todas as edições do Pinhal das Artes que consiste em, descalças, as crianças terem diferentes sensações ao experimentarem a pisar variadas coisas, normalmente, associadas a cada estações do ano. Como os nossos pequenos adoram participar no PISARTE do Pinhal das Artes que este ano, infelizemente não se realizou, decidimos proporcionar-lhes e aos seus amigos um PISARTE rudimentar à nossa maneira. Pisaram arroz, sal fino, sal grosso, feijão, farinha, gelo e hidrogel (espécie de bolinhas de gelatina), algodão, terra, areia, pedras, folhas secas, folhas verdes, flores secas, placas de Lego, lápis de cor, peças de puzzle e brinquedos macios.
Os mais pequeninos ficaram um pouco desconfiados, 1 ou 2 choraram (bebés com 1 aninho), mas todos experimentaram! O que menos gostaram foi o gelo e as bolinhas de hidrogel que foi o que os mais crescido mais apreciaram. Foi, certamente, uma experiência muito diferentes para eles pois ao contrário dos mais crescidos, não sabiam o que estavam a pisar, uma experiência puramente sensorial!
Já os amigos do pequeno vibraram e no final a pergunta foi "Podemos repetir?" acompanhada da devida justificação "Não sabemos bem o que é que gostámos mais de pisar!" :)
E lá repetiram para depois colocarem no pézinho, que lhes demos, o que mais tinham gostado de pisar.
Nem os "crescidos" - as educadoras e a irmã - resisiram a experimentar!
A reter as palavras do pequeno ao pequeno almoço "Estou em pânico! E se chegamos atrasados?" e a caminho da escola, antes de realizarmos a atividade: "Obrigado mãe e pai por irem à minha escola fazer o PISARTE para mim!", juntando as duas, parece-me que o que ele queria dizer, mas não teve coragem, era "Não sei se isto vai correr bem ou se os meus amigos vão gostar, mas obrigado por tentarem!"
Sem comentários:
Enviar um comentário