Vêm de todo o lado, de vários modelos e feitios, com upgrades e features diversificados, circulam a uma velocidade considerável e ignoram com grande pintarola os peões, aborrecem-se sempre que alguém atravessa a ciclovia e qualquer turista desprevenido e mais distraído corre sérios riscos de ser atropelado até se habituar à dinâmica da coisa. São aos milhares pela cidade, são tantas que os estacionamentos não chegam, encontramo-las nos passeios, de pé ou deitadas, é como e onde houver espaço. Estima-se que existam cerca de 800 000 bicicletas em Amesterdão, em média cada habitante tem 3, uma em circulação e as outras 2 para o caso da 1ª ser roubada, o roubo de bicicletas parece ser um dos "desportos" favoritos na Holanda! Podem não respeitar os peões quando andam na ciclovia mas são muito cumpridores nas zonas pedonais onde não existem ciclovias, desmontam e levam a bicicleta à mão. Os turistas que se aventuram a andar de bicicleta na cidade distinguem-se a milhas dos "nativos": pela (ausência de) velocidade, a hesitação em avançar sem medos perante os peões e os carros na ausência de semáforo, mas apesar de respeitarem os peões na passadeira, não se cingem às ciclovias, andam em todo o lado o que lhes vale um olhar verdadeiramente reprovador dos profissionais da coisa :).
Alugar uma bicicleta em Amesterdão é fácil e custa entre 8 a 10€ por dia.
Alugar uma bicicleta em Amesterdão é fácil e custa entre 8 a 10€ por dia.
Ciclovia que atravessa a entrada do Rijksmuseum
(saco de plástico no banco para o caso de chover)
(transportando outra bicicleta)
(o windshield para proteger a criança do vento)
(o filho mais velho à frente e a mãe com os outros 2 filhos atrás)
(Olha o turista desprevenido a ser quase atropelado pelos "biclas" malucos, valeu-lhe um olhar irado de uma ciclista que lhe gritou furiosa "EXCUSE ME!" e o senhor meio atarantado, vendo-se de repente rodeado de tantas bicicletas nem se apercebeu do que se estava a passar)
(Hora de ponta)
(O sinal ficou verde.. )
(O Biketaxi - faz lembrar a Índia)
(U-block na roda de trás da bicicleta)
(Invadindo os passeios)
(1 filho à frente e outra atrás mas todos na mesma bicicleta)
(Para lavar e encher os pneus da bicicleta)
(Desenganem-se se pensam que as "pasteleiras" são baratas)
(Os cadeados mais usuais)
(Um U-block)
(a "maquilhagem" para a bicicleta)
(Loja de reparação de bicicletas)
(Bebé a dormir na bicicleta, pai com uma mão no bebé e outra no guiador.)
(8000 é a capacidade de bicicletas do parque de estacionamento da Central Station - Impressionante!)
(E ao lado do parque de estacionamento ficam mais umas quantas)
Sem comentários:
Enviar um comentário