domingo, 23 de março de 2014

Semáforo

Um jogo de tabuleiro muito interessante, que faz lembrar o jogo do galo, onde não há empates e as peças colocadas sobre o tabuleiro podem mudar de cor, obrigando a prever as possíveis jogadas seguintes na procura da vitória.
Cá por casa os pequenos mais velhos já dominam a técnica! Jogo barato: basta imprimir o tabuleiro (retângulo "4 quadrados x 3 quadrados") e ter 8 peças verdes, 8 vermelhas e 8 amarelas (usamos peças de Lego) que são partilhadas pelos jogadores!
Objetivo: Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal, vertical ou diagonal. 
Regras: 
Em cada jogada, cada jogador realiza uma das seguintes ações: 
- Coloca uma peça verde num quadrado vazio; 
- Substitui uma peça verde por uma peça amarela; 
- Substitui uma peça amarela por uma peça vermelha
  Nota: as peças vermelhas não podem ser substituídas!



Fotografias da pimpolha mais velha do jogo da mãe e do mano

O Semáforo é um jogo que faz do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Abraçando as tecnologias ...

all night long!
(Tio da Américas ) 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Lego e o google chrome

O Google Chrome e a Lego uma "parceria" fantástica: permite dar asas à imaginação utilizando "peças virtuais" da Lego, cores e formatos usuais, e permite colocar a nossa contrução em qualquer sítio do mapa e ver as construção que outros já fizeram
As tradicionais, no meu entender, serão sempre mais apelativas para os miúdos e muitos graúdos mas esta tem muito potencial no que diz respeito à visualização espacial ... e não ocupa espaço :) !



Simples, criativo ...genial!

As máscaras, em cartão, da educadora do pequeno do meio feitas por ela e pela filha [estudante de artes]. Ideias fabulástica :)
Bob Esponja

Phineas 

Dia do Pai

Agenda de um pai de três crianças no dia do pai:
9h00- 10h00 - atividade na sala do pequeno do meio
10h00 - 11h00 - atividade na sala da pimpolha mais pequena
13h00 - 14h00 - aula de dança jazz com a pimpolha mais velha

Na sala do pequeno do meio, a atividade proposta foi fazer um desenho sobre o que o pai gostava de ser quando fosse grande quando tinha a idade do pequeno do meio :)
Olha o papá queria ser bombeiro :)! Fica aqui o registo, caso venha a ser necessário no futuro, que com 5 anos e à data de hoje, o pequeno do meio diz que quer ser acrobata de circo!

Na sala da pimpolha mais pequena: Ser pai é ... e um desenho livre!







Da aula de dança jazz com a pimpolha mais velha não houve registos, porque será? Talvez porque o pai não gosta de dançar ... mas lá foi dar um pézinho de dança e acrescentou "A professora dançava, as crianças também e nós tentávamos, TENTÁVAMOS, acompanhar! A professora fartou-se de rir e nós de transpirar! Não te rias que quando for o dia da mãe, és tu!" Ai o que eu não dava para ter visto o excelentissímo esposo a dançar Kuduro!

Ser pai é ... é dançar quando se detesta dançar e fazê-lo de boa vontade e com espirito, é desenhar quando não se tem grande jeito e sorrir ao olhar para o resultado enquanto se tira a tinta dos próprios dedos e do rebento, é trocar olhares de cumplicidade olhando para a obra feita a 4 mãos, é apreciar estes pequenos momentos e tirar um dia de férias para poder disfrutar deles com calma! Ser pai é fazer "N" coisas deste género todos os dias - constatação de quem convive de perto com bons pais desde sempre: o MEU pai e o pai dos meu filhos :)!  

As prendas feitas por eles na escola

quarta-feira, 19 de março de 2014

Moinhos da Holanda

Holanda é também conhecida pelos seus moinhos de vento já foram 10 000, neste momento estão cerca de 1000 em funcionamento. 
Zaanse Schans, a 20 minutos de Amesterdão, é uma aldeia muito turística para a qual foram "transportados" alguns dos moinhos e casas mais bem preservados daquela zona da Holanda e onde são recriadas algumas das tradições locais: o processo de fazer o queijo numa queijaria, a produção dos sapatos do traje tradicional holandês (socas de madeira) e o funcionamento dos moinhos (8 no total). 










Mostarda, corantes e pigmentos, óleo de amendoim e outros tipo de óleos, serrar madeira é o que se faz e produz neste conjunto de moinhos, que estão quase todos em funcionamento. Apesar de ser um local extremamente turístico, é uma visita interessante e um passeio pela história, alguns dos moinhos estão em funcionamento desde o século XVII.















Os dezanove moinhos de Kinderjick, situam-se a cerca de 2h30 de Amesterdão,  são património mundial da Unesco e tinham com objetivo retirar a água dos canais, evitando assim as cheias, um problema recorrente na Holanda que há 300 anos "controla" em terra e com sucesso, a influencia do nível das águas do mar. Os moinhos não estão em funcionamento desde finais de 1927 mas são habitados e estão muito bem conservados. 

O sistema, que atualmente, que substitui a função desempenhada anteriormente pelos moinhos 



 Os moinhos - um passeio longo e agradável como banda sonora de fundo os bandos de patos reais e outros que tais a grasnar!












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...