A minha singela visão de algumas coisas que vão acontecendo aqui e ali ... o que me desperta a atenção, preenche os sentidos, algumas aventuras e desventuras de uma família com 3 pequenos "y otras coisita mas"!
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Cartoons do dia
E continua a espera de milhares de professores...não há palavras para classificar o desrespeito e/ou incompetência do MEC. Na era dos computadores, é simplesmente incompreensível e inaceitável enfim...foi só um pequeno desabafo! Acabei de ler uma reflexão de uma professora, que como tantos outros que não são professores, decidiu abandonar o país (para ler carreguem aqui, vale a pena).
Solução para Portugal sair do buraco
Hoje de manhã, ao ver, com os pequenos,o Bob - o construtor, num canal da televisão inglesa, dei comigo a prestar bastante atenção à letra do genérico (em inglês), achei-a simplesmente genial! Pensei, de imediato, é este o mote que Portugal precisa para sair do buraco! Precisamos de um Bob, The Builder em quase todas as áreas, se não em todas, e com a dedicação e vontade proclamada na letra da música, é meio caminho andado! Ora atentem bem na letra:
Take your places
Can we fix it?
Yes we can
Bob the Builder
Can we fix it?
Bob the Builder
Yes we can
(...)
Time to get busy
Such a lot to do
Building and fixing
'Til it's good as new
Bob and the gang
They can really be found
Working all day
'Til the sun goes down
Bob the Builder
Can we fix it?
Bob the Builder
Yes we can
Bob the Builder
Can we fix it?
Bob the Builder
Yes we can
(...)
Okay, break down
We can tackle any situation
Look out 'cause here we come
(...)
Digging and fixing
Having so much fun
Working together
They get the job done
(...)
We'd better get some work done
Para contemplar!
Nostalgia, talvez pelo final das férias! Várias fotos de imagem microscópica de amostras de areia da praia do Maui no Hawai. Muitas vezes não nos lembramos, mas quando caminhamos na praia, estamos a pisar milhões de anos de história biológica e geológica. A areia de Maui contém grãos de origem vulcânica, bem como os muitos restos de organismos biológicos, tais como fragmentos de conchas, ouriços do mar, espinhas, pedaços de coral, etc. Não é onde passei férias mas uma pessoa pode sempre imaginar e contemplar! O site sand grains tem fotos de imagens microscópicas muito interessantes de areia de várias praias, da lua, de comida, flores, do nosso corpo entre outras. Vale a pena dar um espreitadela e contemplar este maravilhoso mundo (novo ou talvez não!).
Canetas ao longo do tempo
No regresso da praia, o pequeno, o do meio, também chamado irmão sanduíche, trouxe como recordação uma pena de gaivota, e passando as mãos pela pena perguntou-nos "os avós ou os bisavós também escreviam com penas quando eram pequenos?". A resposta à pergunta foi negativa mas fez-nos pensar à quanto tempo existem as nossas famosas canetas e assim começou a pesquisa. Aqui fica uma pequena parte do que descobrimos. No 1º milénio antes de Cristo, os chineses utilizavam os pincéis para escrever, os egípcios 300 anos a.C. utilizavam junco e o bambu e por volta do século VII, na Europa, as penas de pássaro começaram a ser utilizadas para "arrastar" tinta no papel. Mergulhar a pena na tinta foi uma das melhores e mais utilizadas formas de escrever durante séculos. A pena metálica surgiu, na segunda metade do século XVII, em 1884 Waterman criou a primeira caneta tinteiro prática, armazenava a tinta e regulava a saída de tinta. O conceito de caneta esferográfica surge, no século XIX, para marcar couros, mas não foi explorado comercialmente. Em 1930, o jornalista, húngaro, László Biró criou a primeira caneta esferográfica com tinta espessa e de rápida secagem, utilizando uma esfera na ponta da caneta para a tinta fluir de forma regular. As canetas esferográficas que usamos, hoje em dias, usam a mesma configuração da caneta de Biró, com melhoramento a nível dos materiais e da tecnologia utilizada. A qualidade da tinta utilizada também tem vindo a evoluir ao longo dos séculos e é, sem dúvida, muito importante para a forma e qualidade impressa do que escrevemos mas isso fica para outro post.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Livros
"Uma sala sem livros é como um corpo sem alma"
Cícero
Mas convém lê-los para não servirem apenas de adorno! Um bom livro, depois de lido, é como uma recordação de uma longa e agradável viagem.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Mares e Marés
As marés, ou seja a subida e descida periódica das águas do mar, são provocadas, principalmente, pelo movimento da Lua em volta da terra e da terra em volta do Sol. Quando a Lua está por cima das nossas cabeças ou por baixo de nós (antípodas), a força gravitacional que exerce, "puxa" a água do mar gerando a maré cheia. Quando a Lua está perpendicular à nossa vertical surgem as marés vazias. O tempo que demora a termos a lua por cima da nossa cabeça duas vezes consecutivas é de aproximadamente 24 horas e 50 minutos o que faz com que tenhamos duas marés cheias e duas marés vazias por dia com uma diferença de 6 horas e 13 minutos. Esta é a razão pela qual, todos os dias, a maré se adiante quase uma hora. O força gravitacional do Sol tem também um efeito sobre as águas do mar. Quando está alinhado com a Lua (Lua Nova e Lua Cheia) tem um efeito de reforço fazendo com que as marés sejam mais prenunciadas (Marés Vivas), quando o Sol está em quadratura com a Lua (Quarto Crescente e Quarto Minguante) o efeito do Sol é atenuador registando-se marés de menor amplitude (Marés Mortas). Na altura dos Equinócios (21 de Março e 23 de Setembro), uma vez que o Sol está sobre o equador reforça ainda mais a força que exerce sobre a água do mar fazendo com que as marés vivas sejam ainda maiores. Em média, nas marés vivas, o mar em Portugal Continental sobe e desce 1,5 metros acima e abaixo do nível médio da águas do mar e nas marés mortas o mar sobe e desce apenas 70 cm. Na Madeira, os valores são, respetivamente, de 1 metro e 50 cm e no Açores de 70 cm e 30 cm. Os valores são diferentes porque se o mar junto à costa sobe e desce, no meio do oceano acaba por ficar bastante mais parado e o fenómeno das marés é muito menor. As marés são ainda influenciadas por outros fatores não astronómicos: a pressão atmosférica e o vento.
Marés como referencial: O Nível Médio da Águas do Mar é definido para cada país com base no valor médio da altura do nível da água do mar ao longo de um determinado período de tempo. Este referencial é utilizado para medir a altura (por exemplo das montanhas) e a altitude (por exemplo dos aviões). O Zero Hidrográfico é também definido para cada país e é a menor das marés vazias medidas durante um período de 50 anos, valor ao qual se retira ainda 20 cm. Este valor é utilizado, por exemplo, para medir a profundidade dos portos ou como referência nas cartas náuticas.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Movimentos matemáticos!
sábado, 25 de agosto de 2012
Grande verdade!
O saber constrói-se tentando colmatar a ignorância reconhecida; é o 1º passo! O essencial é reconhecer que se é ignorante em determinadas matérias e ter vontade de aprender e procurar esse conhecimento.
Hoje dedicada a Marcelo Rebelo de Sousa mas que se aplica a muitos que por aí andam!
Irresponsabilidade!
Comenta semanalmente sobre várias temáticas, sobre tudo e todos, aconselha livros às dezenas, nunca esquecendo de referir a editora, manda indiretas ou diretas para uns quantos e como é um comum mortal, como todos nós: erra e falha, o problema está quando o faz deliberadamente e com segundas intenções! Na semana passada atingiu o auge, atribuindo a Sócrates os cortes dos subsídios de natal! O povo não tem a memória assim tão curta! Feio, muito feio! Esta é uma entre muitas, mas a mais difícil de deixar passar. É um bom exercício procurar as farpas que lançou em análises anteriores, e passaram ao largo de muitos, em defesa dos seus interesses e benefício ou dos seus amigos! Há aqui um fio condutor...sempre! Pago a peso de ouro, num papel de responsabilidade, devia ser multado por cada farpa mentirosa que envia, talvez aprendesse! É assim o seu modo de estar, e não é de agora, há histórias bastante "engraçadas" entre ele e Paulo Portas, no tempo do Independente, que dizem muito sobre as duas personagens!
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
De onde vêm as ondas do mar?
Esta foi a pergunta que a pimpolha mais velha me fez enquanto nos deliciávamos com uma bela banhoca no mar ao sabor das ondas! De imediato, pensei mas que boa questão e bastante apropriada à situação e respondi sinceramente: " não sei bem, temos que ir procurar na internet". Seguiu-se a pergunta lógica, por parte da pequena, "mas a internet sabe tudo?", o que me fez deambular pelo campo de nem tudo o que lemos é verdade, temos que pensar e procurar em vários sítios para confirmar uma informação, etc. Ao pesquisar no google a origem das ondas, a 2ª ou 3ª entrada continha algo do género "as ondas existem para os surfistas terem que fazer", ótimo exemplo para informação pouco útil encontrada na internet que a pequena de 6 anos excluiu logo como sendo a razão da origem das ondas, rindo-se e dizendo "isso não tem jeito nenhum". Ora então aqui fica as minha respostas/conclusões, as ondas são provocadas pelo vento a bater na superfície da água (fricção entre a água e o vento). O vento transfere parte da sua energia para a superfície da água gerando nas suas partículas movimentos elípticos.
Outra pergunta interessante mas mais complexa é porque é que as ondas chegam à praia quase paralelas à costa? Esta fica para quando a pequenada for maior mas, no entretanto, vou pensando nesta e noutras respostas que irão surgir. Não há nada como a curiosidade infantil, a famosa pergunta "porquê?" faz-nos pensar em coisas que damos como adquiridas e não procuramos a origem/razão. Questões pertinentes, úteis e engraçadas que, muitas vezes, não têm uma respostas simples mas que ajudam na construção do saber e aguçam as mentes curiosas. Adaptando um ditado popular "as perguntas (conversas) são como as cerejas, pegam-se umas às outras" e ainda bem que assim é, constitui um bom exercício conjunto entre o adulto e a criança. Devíamos indagar mais vezes "porquê?" na nossa vida quotidiana, talvez o cenário resultante fosse bem diferente, e mais animador, do que o atual!
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Escalas, distâncias e perspectivas!
Passos Coelho também considera o número 3 mágico!
2013, último dígito 3, 3 é um número mágico e especial, esta é a única explicação que encontro para a previsão do primeiro-ministro que a crise terminará em 2013. Em 2013 teremos 3 cenários: A: ficaremos mais pobre; B: ficaremos muito mais pobre ou C: ficaremos na miséria. Estes serão, certamente, os cenários que nos aguardam em 2013, o fim da crise talvez lá para 2015!
terça-feira, 21 de agosto de 2012
A magia do número três
O número três era considerado, por Pitágoras, o príncipe dos números, símbolo da perfeição e da beleza. "Há terceira é de vez" - 3 são os reinos: animal, vegetal e mineral - 3 são os elementos do planeta Terra: mar, terra e ar - 3 são os estados da matérias: gasoso, sólido e líquido - 3 são as dimensões que definem o nosso mundo: comprimento, largura e altura - 3 são as nossas referências/vivências: passado, presente e futuro - 3 são as partes do dia: manhã, tarde e noite "Três é a conta que Deus fez" - 3 são os reis magos - 3 elementos compõem a Sagrada Família: José, Maria e Jesus e a Santíssima Trindade: pai, filho e espírito santo - 3 eram o número de filhos de Adão - 3 foi o número de sobreviventes de Sodoma e Gomorra - 3 foram o número de segredos de Fátima revelados aos 3 pastorinhos "Não há duas sem três" - 3 são os porquinhos na famosa história infantil - 3 são os mosqueteiros - 3 bicos tem o chapéu da música popular - 3 F's - para distrair o povo - Fado, Futebol e Fátima durante o Estado Novo e para o governo 3 chavões - Deus, Pátria e Família Para mim, o número três é um número mágico: aplico, com frequência os ditados populares, citados em cima, dependendo da ocasião e onde 3 pimpolhos vêm acompanhados de alegrias a triplicar e caos a multiplicar 3 x 3 x 3.
Palavras sábias!
“Uma nação vale pelos seus sábios, pelas suas escolas, pelos seus génios, pela sua literatura, pelos seus exploradores científicos, pelos seus artistas” Eça de Queirós
Num país em que a cultura está super-hiper-mega desvalorizada e é paga a peso de ouro, onde a educação piora a olhas vistos com cada medida anunciada, onde a investigação científica não é valorizada, e onde a carreia de investigador está praticamente extinta, a não ser que consideremos a hipótese de concorrer as bolsas de investigação durante uma vida inteira, a solução de génios, sábios e outros é, cada vez mais, zarpar para um país onde esta máxima se aplique.
sábado, 18 de agosto de 2012
Pensamentos diversos
"Há dois tipos de pessoas: As que fazem as coisas, e as que dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição". Indira Ghandi
"Mathematicians are born, not made" Henri Poincaré
Regras, excepções e demonstrações!
Não acredito que seja uma regra! Este pensamento decorre talvez da pouca segurança/confiança na utilização da dedução lógica e da aplicação de conhecimentos por parte de muitos. É inegável que muitos alunos pensam isto durante a resolução de um problema ou exercício! Frequentemente, começam por resolver bem um problema e riscam a solução encontrada porque acham que a resolução é demasiado simples e apresentam uma respostas que, muitas vezes, "não tem ponta por onde se lhe pegue". Nem toda a matemática é difícil, mas é indispensável raciocinar de forma lógica, sequencial e interligando conhecimentos. É uma ciência cuja "parte nuclear" é compreensível por qualquer um desde que cumpra os requisitos anteriores. Normalmente, o cerne da questão está em ter de raciocinar, mas este é um mal que, está longe, de se aplicar só à matemática!
Para resolver...é fácil, basta ler com atenção!
Cada um no seu lugar!
Life
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Austrália sinónimo de qualidade de vida?
Foi publicado, no The Economist, um estudo sobre as cidades que apresentam uma maior qualidade de vida. O estudo pontua as cidades de 0 a 100 com base nos seguintes factores: estabilidade, assistência médico-hospitalar e saúde pública, cultura e ambiente, educação, e infraestruturas. No top 10, estão 4 cidades australianas, talvez porque são um povo trabalhador que não tolera a corrupção e a criminalidade, com um ótimo sistema de saúde e de ensino, entre outros. Não é uma sociedade perfeita, também existem problemas, como
a criminalidade, as drogas e o alcoolismo. A diferença é as medidas que o governo toma no sentido
de controlar e diminuir estes problemas e nas quais a própria sociedade colabora avidamente. A Austrália é o segundo país com o maior índice de desenvolvimento humano do mundo. É um país, claramente, em prosperidade!
Em 2011, Lisboa ocupava o lugar 57ª, este ano não sei qual é o lugar que ocupa, mas desconfio que a nossa qualidade de vida diminuiu, e muito!
É comum, na maior parte dos países, encontrarmos andaimes de aço ou de alumínio, ao contrário de na Índia e na China em que estes são feitos de bambu. O bambu é um material versátil e utilizado há mais de 5000 anos para diversos fins, a construção civil é mais um, entre muitos. Os andaimes de bambu são considerados por algumas construtoras mais seguros que os de aço, especialmente na presença ventos muito fortes. Para a China, é uma solução para uma arquitetura sustentável e que acaba por ser bem mais barata que a importação de aço.
LOL!
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Tem piada!
"Tomem cuidado com as insinuações porque raramente coincidem com os factos" afirmou Paulo Portas quando abordado por jornalitas
E como tendência a aumentar!
Dados divulgados ontem pelo INE: taxa de desemprego: 15% (cerca de 827 mil pessoas). No entanto, segundo as suas estatísticas, o INE estimam que o número de desempregada é muito superior, aproximadamente 1,343 milhões de pessoas (23,3% da população ativa). Em contas redondas, 1 em cada 4 pessoas está desempregada!
(fonte INE - publicado no DN de hoje)
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Coincidências e inspirações ... ou não!
A Fox está a transmitir os episódios, da 1ª temporada, da série Touch, que estreou em Janeiro nos EUA e estreou a 25 de Março, simultaneamente em 100 países. Aqui fica a descrição retirada de um site de programação:
"Martin (Kiefer Sutherland), fica viúvo depois da sua mulher morrer nos ataques de 11 de Setembro. Ao seu cuidado fica o seu filho Jake (David Mazouz) que possui um extraordinário dom: a habilidade de perceber padrões escondidos que interligam todas as vidas do nosso planeta apenas através de números. Martin apercebe-se que é a sua tarefa decifrar os números pelos quais o seu filho está obcecado e descobrir o significado dos mesmos. Esta tarefa poderá moldar o destino de toda a humanidade."
O que é o síndrome de Asperger?
Ser diferente
Daniel Tammet, 33 anos, tem o síndrome de Savant, forma rara do síndrome de Asperger (autismo de alto funcionalidade), é um caso raro pois é altamente funcional, não vive isolado no seu mundo, é sociável, apresenta uma grande capacidade para as línguas, para a matemática e memorização de números. Recitou, em 2004, 22 514 dígitos do pi em cinco horas e nove minutos, aprendeu islandês em 1 semana, fala nove línguas diferentes e criou o seu próprio idioma.Para além de tudo isto, o que o torna ainda mais especial é que consegue explicar claramente aos cientista o que se passa na sua mente. Escreveu três livros, só um deles está editado em português: Nascido num dia azul, Embracing the wide sky e Thinking by numbers (editado em 2 de Agosto de 2012 e esgotado, à data, no site da amazon). Nascido num dia azul descreve a sua vivência no dia-a-dia: nunca sai de casa sem antes contar todas as peças de roupa que tem vestidas, sempre que fica stressado ou infeliz fecha os olhos e conta, os números para si têm forma, textura e cor, as quarta-feira são sempre dias azuis na sua mente, assim como, o número nove ou o som de vozes durante uma discussão. Embracing the wide sky é a sua análise do que se passa na sua mente à luz de estudos científicos. Em Thinking by number, Tammet partilha, através de exemplos quotidianos e anedotas, a sua visão única e o seu fascínio pela matemática, explorando questões como: por que razão à medida que envelhecemos o tempo parece passar mais depressa, se existe tal coisa como uma pessoa normal e como podemos explicar aqueles que amamos. Qualquer um dos livros, é uma boa sugestão de leitura. Pessoalmente, inclino-me mais para o último...!
Tem um efeito visual inicialmente diferente e colorido, faz lembrar um estereograma, mas não é! Para ver a sequência de dígitos basta arrastar o rato ao longo do mural. O famoso mural pode ser visto aqui.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Doodle de hoje - homenagem a um português
Na página principal do Google, podemos encontrar, hoje, uma imagem referente aos 115 anos de Cassiano Branco, arquiteto português que projetou o Portugal dos Pequeninos, Grande Hotel do Luso, Coliseu do Porto, entre outras obras conhecidas. Grande honra, no dia a seguir ao fecho dos jogos olímpico em que se esperava algo relacionado com os próximos jogos no Rio de Janeiro. Mais um ilustre português, desta vez, no Google!
Nunca compreendi aquelas pessoas que vão acampar e levam: frigoríficos, micro-ondas, televisão, Xbox e restantes electrodomésticos. Isso, para mim, não é acampar, é mudar de casa. Levar a tenda às costas, o saco-cama, o colchão e o fogareiro para umas frugais refeições, expôr-se à vontade dos elementos e manter o espirito aberto a novas experiências, comungando com a natureza, isso sim é acampar! Nem sei que dizer sobre o conceito de tenda do futuro da Orange, talvez o melhor comentário seja: sinais dos tempos. É feita de um tecido especial para captar a energia solar, com um painel de control central onde mostra a energia produzia versus a consumida, internet wireless, monitores touch screen e LCD, equipamento que permite através de sms cada um identificar a sua tenda, sistema de aquecimento e sei lá mais o quê!
Esperemos que sim!
domingo, 12 de agosto de 2012
Até 2016, no Rio de Janeiro
Ao longo destes 17 dias, face às inúmeras modalidades que podemos observar e aos feitos magníficos dos atletas, cada vez concordo mais com a visão dos americanos sobre o futebol: "mais de metade do tempo não acontece nada e até se pode jogar para empatar" e continuo sem perceber o interesse/encanto e os fundos exacerbados que move em todo o planeta esta moadalidade. Phelps e Bolt ficam, certamente, para a história dos jogos olímpicos. Bolt é do estilo "one man show", Phelps mais discreto e comedido mas, cada um ao seu estilo, são ambos excelentes atletas. Resta a esperança que Phelps e Bolt nos brindem, em 2016, com um prestação tão boa ou melhor e que possamos acompanhá-la na RTP2. No dia do encerramento dos jogos olímpicos, aqui fica o anúncio ao cartão Visa com Usain Bolt!
Livros versus filmes
Os livros são companheiros indispensáveis, que nos permitem vivenciar, explorar inúmeras viagens, relembrar, aprender tantos elementos, às vezes esquecidos ou guardados no fundo do baú, que é a nossa memória, incentivam e permitem-nos, sem remorsos e culpa, dar asas ao nosso imaginário. Um destino turístico não é visto, relembrado e sentido da mesma forma por todos os seus visitantes, o mesmo se passa na leitura de um livro. Por norma, nunca gosto do filme baseado num livro que já li. Há sempre passagens do livro que eu considero importantes e não aparecem no filme e/ou as que aparecem não as interpreto ou imaginei da mesma forma. A leitura de um livro é um voo solitário cujas asas são a imaginação, as vivências, os desejos e esperanças de cada um.
Guardas-chuvas no verão
Em Águeda, em algumas ruas da cidade, estão pendurados centenas de guarda-chuvas coloridos. A visão de conjunto é muito apelativa, colorida e refrescante. Ideia original, simples com um efeito muito giro para além de útil nos dias quentes! Criatividade em Portugal!
sábado, 11 de agosto de 2012
Intemporal
"Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos." Nietzsche
(Des)Amor pela cultura
Governo vai vender 60 obras de Miró em leilão público. Migalhas, no que diz respeito ao balanço das contas públicas, mas uma enorme depreciação para as obras deste artista, numa venda por atacado. Porque não expô-los num museu? Seria certamente um bom chamariz. Será que fará o mesmo com as obras de Paula Rêgo, depois da anunciada extinção da fundação com o seu nome? Ou será que lhe devolverá as obras por si cedidas? Que falta faz um ministro da cultura, uma vez que o secretario de estado da cultura não emitiu qualquer parecer sobre estes temas.
Estantes públicas
Em Porto Alegre, no Brasil, desde 2008, está em curso um projeto muito interessante denominado: estantes públicas. Estantes com livros foram colocadas junto a paragens de autocarro, em antigos espaços destinados a publicidade, onde os livros são de uso público e da responsabilidade de cada um. Os utilizadores podem relatar, através de sms ou pelo twitter, as suas experiências relativamente ao projeto e/ou aos livros que estas oferecem.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Pensamentos de um matemático
Blaise Pascal (1623-1662) inventou, aos 23 anos, a primeira calculadora, a Pascalina, teve um papel importante na matemática: investigações realizadas na área da geometria, das projeções, o teorema de Pascal, o triângulo de Pascal entre outras. Deixou como legado também uma interessante coleção de pensamentos, aqui ficam alguns: "Não é certo que tudo seja incerto" "O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e tudo." "Quanto mais conheço os homens, mais gosto do meu cão" "É o coração que percebe Deus e não a razão" "O amor é cego, a amizade fecha os olhos." "O coração tem as suas próprias razões, que a razão desconhece" "Se Deus não existe, não perdemos nada por acreditar n´Ele mas, se existir, perderemos tudo por não acreditar"
Mas como todo o ser humano também se enganava: "A excitação que um jogador sente quando faz uma aposta é igual à probabilidade que poderá ganhar, multiplicada pela probabilidade de a ganhar" . Para obter a verdadeira esperança de matemática" do apostador falta somar ao anterior a quantidade que se pode perder multiplicada pela probabilidade de perder.
Projeto de dois irmãos portuguesas que pretendem incentivar o cultivo de ervas aromáticas em casa - "hortas de parapeito de janela". Disponibilizam um kit com sementes e um pequeno livro com instruções de cultivo, colheita e confeção, bem como a história das sementes e o seu benefício para a saúde. Os kits podem ser adquiridos no seu site STUFA por 17,90 euros.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
23% ou mais...
Analogias
Nuno Crato, em tempos idos, numa entrevista na rádio, dizia "já viu algum nadador profissional conseguir boas marcas se não treinar todos os dias várias horas e repetir diversas vezes o mesmo tipo de exercícios? Para aprender matemática, a prática deve ser semelhante." Nem mais...Não precisamos de Phelps na matemática, embora sejam bem-vindos, mas precisamos claramente, de conseguir os mínimos para chegar a fase de qualificações!
Sem medos e sem papas na língua
João Silva, 23 anos, estudante de medicina, estreou-se nos jogos olímpicos de Londres na modalidade de triatlo, tendo ficado em 9º lugar. Prestação prometedora e semelhante à obtida por Vanessa Fernandes no seu 1º triatlo olímpico onde ficou em 8º lugar.
"Não sei se este nono lugar me dá equivalência a alguma disciplina de fisiologia do desporto ou alguma coisa. Caso não dê, vou ter mesmo de voltar a estudar."
Portugal - 23; Phelps - 22
Michael Phelps obteve 8 medalhas nos jogos olímpicos de Atenas (2004), 8 nos de Pequim (2008) e 6 nos de Londres (2012), o que perfaz um total de 22 medalhas entre as quais 18 são de ouro. Uma verdadeira proeza a deste jovem de 27 anos que disse após a sua última prova neste jogos:"Decidi parar agora, porque já tinha dito que não queria nadar aos 30 anos. Isto não é um insulto contra os que nadam aos 30 anos. Só que não quero nadar mais três anos. Consegui tudo o que queria ao longo da minha carreira e, por isso, não há necessidade de ir mais longe. Agora, é tempo de passar a outra coisa". Em parte compreendo-o, mas é sempre um prazer e um espanto vê-lo nadar, como peixe na água,e esta é a parte do lamento. Num documentário, que passou na televisão a seguir ao jogos de Pequim, sobre Michael Phelps, percebe-se que o moço, há anos, que vive e respira exclusivamente para a natação, treinando todos os dias do ano, exigindo de si próprio, um esforço, dedicação e abdicação fora de série, restando-lhe pouco ou nenhum tempo para uma vida pessoal. Os resultados estão à vista e os méritos são quase exclusivamente seus, independentemente de ter uma estrutura física que favorece a prática desta modalidade, sem (muito) trabalho não teria chegado certamente onde chegou! No final de julho, surgiram algumas reportagens sobre a vida de boémia/polémica que terá levado nos 2 anos a seguir aos jogos de Pequim, então o rapaz não tem direito a cometer erros e a fazer o que os jovens da sua idade fazem? E para calar as más línguas, 6 medalhas, não é para quem quer, é para quem para isso trabalha!
Só por curiosidade, Portugal ganhou, até hoje, 23 medalhas nos jogos olímpicos.
Sintetizando e generalizando
"Há dois tipos de pessoas que dizem a verdade: as crianças e os loucos. Os loucos são internados em hospícios. As crianças, educadas." Jean Paul Sartre
Toda a gente conhece o puzzle Sudoku, está nas revistas, nos jornais, aplicação para telemóvel, etc, embora muitos nunca tenham completado nenhum e/ou desconheçam as regras do jogo. Apesar de se ter tornado um jogo muito popular no Japão e a palavra Sudoku ter origem japonesa - "su" vem de número ou contagem e "doku" de solteiro ou único, o puzzle, como hoje o conhecemos, foi, aparentemente, inventado por Howard Garns, em1979, e denominado "Number Place". Cada puzzle Sudoku tem uma única solução e obtêm-se preenchendo o quadrado 9x9 com algarismo de 1 a 9, de forma que todas as linhas, colunas e quadrados 3x3 contenham, cada um, dígitos de 1 a 9 uma única vez. O jogo tem vários graus de dificuldade que dependem não só do número de algarismos conhecidos inicialmente mas, especialmente, da sua localização. Em tempo de férias e de praia, para alguns, aqui fica um bom passatempo que exercita a mente, o pensamento lógico e estimula/aguça a persistência. Jogar online
Estilo "Big Brother is watching you"
O projeto de uma casa com toda a estrutura exterior, e não só, em vidro, concebida pelo arquiteto Carlo Santambrogio. Aqui a expressão "quem tem telhados de vidro não deve atirar pedrar ao do vizinho" ganha um novo significado, literalmente! As imagens criadas da casa têm como objetivo a promoção da linha de mobiliário de vidro, denominada Simplicidade, criada peço artistas/arquiteto Carlo Santambrogio. O arquiteto está disponível para conceber qualquer estrutura em vidro inclusivamente uma casa em que o preço de construção de uma casa com três quartos ronda o meio milhão de euros.
Sem filas de trânsito, sem atropelos de toalhas e multidões. É trazer a praia até nós. É uma visão, certamente, diferente!
Numa Galeria de Arte, em Nova Iorque, da autoria da artista americana Lutz Bacher
Financiamentos!
O financiamento para as escolas privadas com contrato de associação, para o próximo ano letivo, é de cerca 85 000 euros por turma, o mesmo valor atribuído no ano letivo 2011/2012. Nas escola públicas, os cortes orçamentais e afins estão na ordem do dia mas no privado tudo se mantém igual, que raio de país e este? Os cortes são só para alguns, é pena atingirem quase sempre os mesmos! Quanto alunos terão as turmas nestas escolas? Deve ser um número bem inferior a 30.