Testes do GAVE e Exames Nacionais
Título da notícia do Público: "Pais e professores antecipam catástrofe nos resultados do 9.º ano a Matemática"
Este título alarmante e toda a notícia tem como base nos maus resultados obtidos na maioria da escolas no teste intermédio de Matemática de dia 10 de Maio. Razões e justificações são variadas mas a questão que se coloca é: o teste está mal estruturado e/ou desadequado aos conteúdos lecionados? No meu entender, a resposta à pergunta é simples: NÃO. Então o que falhou? Aqui a resposta, ao contrário da anterior, é complexa e envolve várias variáveis:- grau de dificuldade mais elevado que os teste intermédios e exames de anos anteriores;
- exigia dos alunos um nível de abstração elevado
- era necessário dominar bem os conceitos e a sua aplicação em novos contextos
- interpretar e perceber o significado de fórmulas e conceitos
E poderia continuar a enumerar, mas resumindo, os alunos não estão habituados a este grau de exigência e os professores têm preparado os seus alunos em função do tipo de exames dos anos anteriores. Será que estamos perante uma mudança ao nível da exigência? Espero que sim! Precisamos de alunos que pensem/raciocinem, estabeleçam relações entre conteúdos e os interpretem em vez de memorizarem sem nada perceber! Temos um longo e trabalhoso caminho pela frente.
Artigo do Público
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