Testes do GAVE e Exames Nacionais
Título da notícia do Público: "Pais e professores antecipam catástrofe nos resultados do 9.º ano a Matemática"
Este título alarmante e toda a notícia tem como base nos maus resultados obtidos na maioria da escolas no teste intermédio de Matemática de dia 10 de Maio. Razões e justificações são variadas mas a questão que se coloca é: o teste está mal estruturado e/ou desadequado aos conteúdos lecionados? No meu entender, a resposta à pergunta é simples: NÃO. Então o que falhou? Aqui a resposta, ao contrário da anterior, é complexa e envolve várias variáveis:- grau de dificuldade mais elevado que os teste intermédios e exames de anos anteriores;
- exigia dos alunos um nível de abstração elevado
- era necessário dominar bem os conceitos e a sua aplicação em novos contextos
- interpretar e perceber o significado de fórmulas e conceitos

Artigo do Público
Sem comentários:
Enviar um comentário