domingo, 19 de abril de 2015

Gondramaz - Aldeia de xisto na Serra da Lousã

Das aldeias que visitámos é talvez a que tem melhor acesso e mais rápido, a 15 minutos de Miranda do Corvo.  Tem 4 habitantes. Avistam-se e ouvem-se as eólicas no cimo da serra numa paisagem dominada por carvalhos e castanheiros. No miradouro da aldeia somos brindados com um poema de Miguel Torga. 



(uma fonte com a torneira de lado)                                                   (o método utilizado na reconstrução. Xisto por fora, tijolos por dentro)


A aldeia tem nas paredes das suas casas inúmeras estátuas da autoria de um filho da terra, Carlos Rodrigues. Em cima um cão e um gato presos por correntes








(Reabilitação que já conta com uma das estatuetas do mestre)



Existem vários percursos pedestres que passam/partem da aldeia, todos bem assinalados. 



Partindo da aldeia, fizemos um pequeno percurso pedestre para visitar uma cascata e o Penedo dos Corvos, onde se tem uma vista fabulosa sobre o vale e a serra.

(musgo, muitooooo ...)


(a cascata, onde fizemos um belo almoço/piquenique)


(onde descansamos e a pequenada reuniu paus e pinhas para fazer um fogueira. Bem tentaram fazer como os pré-históricos, sem sucesso)

(tronco de uma árvore)


(caminho de regresso - tudo de rasto depois de 1h30 de caminhada com algumas pausas. Encontrámos mais pessoas na nossa caminhada que o número de pessoas que vivem na aldeia )


(o nevoeiro a tomar conta da serra num final de tarde, observado da janela da "nossa" casa)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...