sábado, 25 de abril de 2015

Casal de São Simão e Fragas de São Simão - Aldeia de xisto da Serra da Lousã

Casal de São Simão tem praticamente uma única rua, tudo muito cuidado e notam-se indícios de ter mais do que 1 casal de habitantes, mas não muito mais. Chama a atenção, de imediato, a tonalidade das casas, que não são de xisto mas sim de quatzito, e os seus bonitos e adornados alpendres. Andava a pequenada a correr e a fazer a algazarra/brincadeira do costume, quando uma habitante, abre a janela e murmura "O que é que anda aí? Que inferno!". Falta de hábito... ficou um pouco atrapalhada quando percebeu que a tinha ouvido e recolheu-se de imediato! É isto que falta nestas aldeias ... a vivacidade e a traquinice das crianças a correr pelas ruas, como em tempos ocorreu. 





O restaurante Varandas do Xisto, muito simpático e com bom aspecto, e a Loja do Xisto



Vários percurso pedestre passam/partem de Casal de São Simão. De destacar, o percurso pedestre que conduz às bonitas Fragas de São Simão ao longo de uma bela encosta.

 Fragas de São Simão (um sítio encantador)










(o poder da natureza, muitos ramos, plantas, acumulados no curso de água depois de um inverno rigoroso)


(o caminho de acesso às Fragas e à praia fluvial, passando por várias azenhas abandonadas) 

E, de repente, deparamo-nos com o momento alto do dia para o pequeno do meio e uma cena bastante impressionante para os restantes: uma cobra a tentar comer um sapo. A cobra abocanha a cabeça do sapo, o sapo estrebucha e começa a inchar (mecanismo de defesa) e os espanto dos pequenos "Mas, mas, o sapo é maior que a cobra" e quando tudo parecia estar perdido, a cobra começa a tentar enrolar-se em volta do sapo e...




O pai exclama espantado "Olha, ganhou! Ganhou ..." . Pequeno do meio procura o sapo intrigado "Tem cabeça? Tem cabeça? Hummm, deixa ver ficou com a cabeça, tem cabeça!" Pimpolha mais velha "E a cobra onde está?" 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...