quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Serei só eu a achar isto estranho - III?


0, 1, 2, 3, 4, 5 são os números que o pequeno do meio já aprendeu e, surpresa das surpresas, tem que saber como se escrevem por extenso. Como, e porquê, se exige isto nesta fase, quando ainda só deu as vogais e os ditongos é algo que me ultrapassa completamente! Bem sei que no manual sempre que dão um número escrevem-no por extenso, bem sei que houve um TPC em que tiveram que escrever os números por extenso (grrrrr....) mas para quê insistir em algo que agora não faz sentido nenhum para os míudos se daqui a dois meses fará todo o sentido? Não percebo esta pressa ... "Para o testes tens que saber como se escrevem os números." digo eu, muy contente para o pequeno do meio, "Hummm, tenho que saber fazer aquelas letras todas que eu ainda não sei?" pergunta com cara de mau. "Não, só tens que reconhecer a palavra que corresponde a cada número" respondo eu, já meia possessa, se há coisa que me irrita é ocupar a memória com cenas inúteis, poupo-me a mim e tento fazer o mesmo aos outros. Mandei o pequeno estudar como se escrevia cada número e ele responde-me já meio possesso também "Ouve lá, como é que queres que eu saiba isso se eu não sei ler?!" Ora, precisamente, o moço tem toda a razão, pensei para comigo, mas acrescentei apenas "Então como é que a tua professora te ensinou?" e ele responde "Escrevemos no livro e ela disse que tinhamos de saber." e aqui começou a nossa saga!

Deparei-me com um problema, como é que se explica como identificar a palavra correspondente ao som, se não se conhece nenhuma consoante? Ah pois é, não é fácil, e, por aqui, podemos avaliar bem a dificuldade que a criança sente ao olhar para um monte de símbolos onde não conhece praticamente nenhum. Então, dei comigo a dizer isto para o ajudar "o 3 é o do chapéu, sim que ele também não sabe o que é um acento circunflexo, o 5 é o que tem um i na 2ª letra e dizia ciiiiiiiiiiiiiinco para ele associar, o 0 é o que tem um e na segundo letra e dizia zeeeeeeeeeeeeeero e o 2 é o que tem o ditongo oi!".  QUE RAIVA! Ora, isto é simplesmente ABSURDO, ESTÚPIDO, pensei o tempo todo que estivemos naquilo e foi quase 1 hora! PICA MIOLOS foi como me senti! Mas o moço lá fixou esta regra estúpida que a mãe lhe ensinou, para saber responder no teste a uma coisa que para ele não faz sentido nenhum. Já eu estava capaz de explodir de tanta indignação ... isto não é matemática, isto não é português ... isto é uma coisa sem jeito nenhum!
 [a nossa menemónica ao lado do famigerado exercício que fizemos carradas de vezes]

No final do 1º ano, todos os meninos saberão escrever, naturalmente, e sem este esforço hérculo e inglório, os números por extensos, assim como saberão escrever centenas de outras palavras ... para quê isto? Porque vem no manual? Sentido crítico e bom senso todos nós devemos possuir e aplicar com frequência, nenhum manual é perfeito!
Confesso que, às páginas tantas, só me apeteceu dizer "Deixemo-nos disto e vai brincar que logo aprendes isto, com uma perna às costas, e sem a parvoeira do chapéu e sei lá mais quê que a mãe inventou" mas sei que iria ficar triste por falhar sem tentar e, só por isso, não fiz qualquer tipo de comentário e continuámos em busca do conhecimento não adquirido nem absorvido.
Estou REVOLTADA e IRRITADA... mas não se nota nada! Nada de novo, portanto ... 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...