quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Seleção de chocolates > 70% de cacau

No inicio da semana, decidi investir numa coleção de chocolates (como quem tem uma garrafeira) mas na versão chocolate amargo uma vez que, as bebidas alcoólicas não têm saida cá por casa.
Tudo começou no Lidl, um bom sítio para encontrar marcas um pouco diferentes do habitual, e depois de procurar um pouco lá encontrei. Os critério da minha escolha foram: mais de 70% de cacau e de uma marca que ainda não tivesse provado. A minha escolha/compra recaiu sobre:
  • Bellarom 74% de cacau
  • J. D. Gross Arriba Superieur 81% de cacau
  • Pantagruel 85% de cacau (isto costuma ser para culinária ma com 85% decidi experimentar)
  • Jubileu Plus Noir 85% de cacau
Lembrei-me então que uma vez tinha provado um chocolate com 90% de cacau e fui em busca de novas tabletes para a minha coleção.
A prima T. sugeriu que o SuperCor talvez tivesse chocolates mais raros e lá fui. Lá estavam os Lindt 90% e 99% (3,49€ cada um.)


 Aqui fica a foto dos chocolates



 Foto dos chocolates mais "fortes"



Decidi experimentar o de 99%. Primeira constatação ao consultar a lista de ingrediente... 2g de açúcar por cada 100g e o resto é pasta de cacau, cacau e manteiga de cacau, ok estamos perto dos 99% de cacau.
A embalagem é do tamanho da de 90% mas só tem 50g enquanto que a outra tem 100g.
Depois de abrir a embalagem de papel, encontramos uma embalagem de plástico selada com uma cobertura dourada cheia de avisos ao paladar.


Só tinha informação em francês, inglês e espanhol e diz assim:

"IMPORTANTE: AVISO AO PALADAR
EXCELENCE 99% é um chocolate único que revela toda a força e riqueza dos grãos do chocolate. Para apreciar todo o sabor recomendamos que desenvolva o seu paladar através dos nossos chocolates começando pelo EXCELENCE 70%, depois 85% e finalmente 90%.
A melhor forma de degustar este chocolate é partir um pequeno pedaço e deixá-lo derreter lentamente na boca. Para sentir todos os aromas do cacau, experimente acompanhá-lo com café."


Ora, um chocolate que aconselha a treinares primeiro com outros antes de o provares é, no mínimo, curioso. Quanto ao deixar derreter lentamente na boca não há outra forma de comer chocolate, aliás irrita-me um pouco aquelas pessoas que mastigam e engolem o chocolate sem o provar! Digo sempre, o chocolate não se come com o dentes. Em relação ao café, penso que se é para provar chocolate não vamos misturar o sabor com outras coisas.

Depois de abrir a cobertura, que selava a embalagem, deparamos com uma tablete mais fina e uns quadradinhos bem mais pequenos que o habitual, no entanto podemos cheirar o belo aroma a chocolate que vem lá de dentro.
Foi aqui que percebi porque é que a caixa é do tamanho das outras mas só tem 50g, a caixa de plástico ocupa o resto do espaço...




Só faltava provar. Na realidade, percebi hoje que o nome chocolate amargo está errado porque, na realidade, o chocolate não é amargo, tem apenas um sabor forte. Apesar dos 99% de cacau, o sabor é interessante e vai-se tornando mais forte à medida que se vai derretendo na boca. Acho que o cérebro fica sempre à espera de detetar o sabor doce (normal quando se come chocolate) mas isso nunca acontece. A manteiga de cacau faz com que a boca e a língua fiquem a pegar mais do que é normal nos outros chocolates.
Em resumo, gostei, já comi vários quadradinhos mas só experimentando é que conseguimos avaliar todo o sabor.

Para os apreciadores de chocolate, fica aqui a dica que existem muitos sites na internet que fazem reviews de chocolates. Um dos meus preferidos é este que usa uns "gráficos em teia" onde avaliam 5 parâmetros: o paladar, o aroma, a textura, "sustenance" e a apresentação. O Lindt EXCELLENCE 99% não está se quer perto do topo!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...