sábado, 18 de outubro de 2014

Merengue de limão

Ingredientes
Para a massa:
200 gr de bolachas digestivas
125 gr de manteiga.

Para o recheio:
6 colheres de sopa de Maizena
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 e 1/2 chávena de açúcar
2 chávenas de água
4 gemas 
1/4 de chávena de sumo de limão
Raspinhas de casca de um limão
1 colher de sopa de manteiga

Para o merengue:
4 claras 
1/4 chávena de açúcar.

Preparação:
Para a massa triturar as bolachas às quais depois se junta a mantiga derretida, misturando até obter uma massa consistente húmida. Forrar o fundo e as laterais de uma forma de fundo amovível com o preparado anterior. Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 10 minutos.

Para o recheio: num tacho, misturar a Maizena, a farinha e o açúcar. Aos poucos, juntar a água, mexendo até obter um creme homogéneo. Levar ao lume até engrossar, mexendo sempre. Mexer bem depois de desligar para não formar grumos. Lentamente e quantidades muito pequenos e mexendo sempre, para não talhar, vá juntando as gemas, mexendo sempre até obter um creme homogéneo. Juntar a manteiga, mexendo bem e de seguida o sumo e a raspa de limão. Misturar bem. Colocar o preparado na forma, recheando a base da "tarte"

Para o merengue: Bater as claras em castelo. Adicionar o açúcar aos poucos, batendo sempre. Com uma espátula, espalhe o merengue sobre o recheio. Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, até ficar levemente douradinho (o meu ficou meio tisnado). Deixe arrefecer e coloque no frigorífico. Servir fresquinho.

Muito Bom :)!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...