domingo, 12 de outubro de 2014

Ó senhores que fazéis manuais: do Estudo do Meio ao Teorema da 4 cores!

O TPC da pimpolha mais velha era estudar os distritos de Portugal, procurar e imprimir um mapa e escrever os distritos no mesmo. Na falta de impressora, onde estavámos, utilizámos a técnica antiga de copiar o mapa do manual para uma folha branca à transparência (folha do manual na janela e folha branca por cima e com os lápis contornar)


Ó senhores que fazéis os manuais, podéis colorir um mapa com o número cores que quiserdes mas se utilizardes apenas 4 cores, devéis respeitar o teorema das quatro cores!

"Dado um mapa plano, dividido em regiões, quatro cores são suficientes para colori-lo de forma a que regiões vizinhas não partilhem a mesma cor." um teorema simples mas com uma demonstração complexa.

Ao ouvir esta minha observação, pimpolha mais velha ficou intrigada e indignada de eu estar a dizer mal do seu querido livro! 
Então, do Estudo do Meio, passámos para a exploração do teorema da 4 cores. Expliquei-lhe o teorema, acompanhado das dicas: começar por pintar o distrito que tem mais distritos à sua volta, analisar as cores que podes colocar à sua volta, antes de pintar o distrito seguinte e fazer o mesmo em todos os distritos que têm muitos à volta.
E a pimpolha mais velha pintou o mapa do distritos de Portugal respeitando o teorema da 4 cores! 
Uma boa atividade de exploração/raciocínio para realizar com a criançada.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...