quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Mina de São Domingos

No dia de regresso de terras algarvia, fomos conhecer Mina de São Domingos, que se situa a 17 km de Mértola. Surpreendente, recomendamos!

"A área mineira de São Domingos, inserida na Faixa Piritosa Ibérica, foi desde a Antiguidade um local procurado para a extração de minérios, existindo indícios de trabalhos de extração de ouro, prata e cobre no período pré-romano e romano. A sua exploração moderna iniciou-se em 1858 por iniciativa da companhia de mineração "Mason & Barry" e manteve-se até 1966, após cerca de 108 anos de exploração regular. Ao longo desse período foram retirados do local cerca de 25 milhões de toneladas de minério, principalmente cobre, zinco, chumbo e enxofre."
A entrada da mina 




Corta da mina


(Águas com pH inferior a 3. De derreter ou melhor corroer ...)


Cais do Minério
 


A central elétrica


As oficinas ferroviárias





A aldeia é encantadora e tem uma bela praia fluvial com bandeira azul e água bem quentinha, nadador salvador, aluguer de gaivotas, canoas e afins! Depois de uma visita ao complexo mineiro e um "mergulho" na nossa história, não resistimos a um mergulho verdadeiro na praia fluvial!




Vale a pena visitar e desfrutar deste pequeno paraíso histórico e balnear do nosso belo e profundo Alentejo! Os miúdo fizeram-nos prometer que voltaríamos, brevemente, mas com mais tempo! Completamente rendidos aos encantos de Mina de São Domingos :) 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...