terça-feira, 10 de junho de 2014

"Louca, chata e díficil" - Eu e as reuniões

"... aprendemos a desistir. como aprendemos a resistir. não é algo natural. é preciso ensinar. e hoje, cada vez mais se desiste na escola. desistimos de dizer não. não a mais uma reunião inútil. não a mais uma regra estapafúrdia. não a mais uma grelha para preencher. não a mais uma imposição vinda da tutela. não a mais uma ordem dada sem razão aparente e válida. e desistimos sem dar por isso. porque não resistimos. tem de ser. dizemos. é a lógica do sistema. é porque tem que ser assim. desistimos em silêncio. vencidos. e agora que vão começar as reuniões de final de ano lectivo vamos desistir ainda mais. aquela nota dada em justiça que é alterada pelo "conselho de turma". aquele miúdo que "passa" e a quem achamos que mais valia ter sido de outra forma. e calamos. vamos com o que nos dizem que tem de ser. porque é assim. porque é preciso para "o bem deles". deles ou da estatística. ou para nosso descanso porque é menos um papel e menos um nome numa acta. e menos uma justificação. houve um tempo em que não "abdicávamos". agora é uma decisão de todos. todos em que nós deixamos de valer porque abdicamos. porque desistimos. e aos poucos isso vai aparecendo em lugares onde nem imaginamos. na cedência do nosso tempo pessoal. da nossa vontade. da nossa visão. da escola que desejamos. do que somos. aprendemos a desistir porque é assim que tem de ser. mas não tem. custa sempre mais aprender a resistir. porque implica ser o "chato", o "louco", o "difícil". custa sempre mais porque implica a força da convicção. e a teimosia. o pior, de tudo, é que quando aprendemos a desistir ensinamos isso, mesmo sem o querer, aos nossos alunos. porque é um gesto que não se faz e que eles vão vendo. uma frase que não se diz mas eles ouvem. e deixamos de dar a mão. o exemplo. e desistimos, uma vez mais..."
"Aprender a desistir" - texto roubado aqui


Detesto a reuniões de avaliação de final de período e as votações de nota! As votações de notas devem ser feitas apenas em casos de risco/preocupantes, excepções à regra, mas parece que se transformaram na regra e tudo serve de justificação ... porque estamos cansados, porque não nos apetece justificar, porque temos receio dos recursos de nota e de encarregados de educação enfurecidos, porque temos que pensar nas estatísticas, porque somos contra o chumbo, porque sou mãe e sei lá que mais ouço nestas reuniões ... E é votação atrás de votação para subir notas ... voto contra em todas menos em uma, a tal excepção... hoje fui a louca, a chata e a difícil ...não por prazer mas por convicção ... atribuir notas que os alunos, sabem que não merecem, oferecer de mão beijada algo para o qual não trabalharam minimamente, não é educar, é facilitar ...é desistir de educar, é retirar importância à árdua tarefa/mensagem que tentamos transmitir durante todo o ano, é ignorar o que nós próprios defendemos ao longo de um ano letivo, é ceder para nos defendermos de futuros ataques que tememos não ter forças e apoio para combater, é baixar os braços ... é uma vergonha! 
"És intransigente" disseram-me, e sou, sempre que me pedem para ignorar aquilo que defendo, acredito e tento transmitir aos meus alunos. Coerência ...    

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